Blog

6 sinais de que sua empresa precisa de um software para RH!

  |   SAP SuccessFactors   |   No comment
Um RH tradicional ainda convive com alguns problemas clássicos existentes há décadas. A resistência em se adaptar e adquirir novas tecnologias faz com que muitas equipes de RH andem em círculos e continuem enfrentando as mesmas dificuldades de anos atrás, mas utilizar um software para RH na nuvem, como o SAP SuccessFactors pode trazer benefícios e vantagens incríveis para melhorar os processos internos e acelerar o crescimento de seu negócio. Será que minha empresa precisa de um software para RH? Avaliar se sua empresa precisa de um software de RH não é tão difícil quanto parece, pois existem alguns sinais muito claros desse cenário. Neste artigo elencamos seis deles para que você veja se a sua empresa precisa de um software de RH. Continue a leitura e descubra-os!

1- Seus dados não são precisos

Há décadas, o RH sempre andou lado a lado com planilhas. Por vezes, até mesmo atolado nelas! Isso gerava diversos problemas, mas o maior deles certamente era a imprecisão dos dados. Afinal, pense conosco: dentre centenas de planilhas feitas, tendo milhares de fórmulas, quase sempre algum equívoco passava desapercebido. Nesse cenário, como seria possível calcular férias e encargos trabalhistas? E mensurar a produtividade dos funcionários? Os softwares para RH foram feitos para acabar com esses problemas, diminuindo o esforço manual para minimizar erros. Com uma solução como o SAP SuccessFactors, você terá todos os cálculos necessários para o setor disponíveis em uma única ferramenta simplificada. Logo, a equipe só precisará informar os dados e receber os resultados finais!  

2- Seu RH não consegue gerar relatórios

Certo, mas agora eis a questão: o que fazer com esses dados perfeitos em mãos? Simples! Gerar relatórios que agreguem valor e ajudem a tomar decisões estratégicas. No entanto, toda essa simplicidade pode ser um pesadelo para vários profissionais de RH. Isso porque sem um software de RH adequado, você ainda está à mercê do próprio controle. Isso significa que todos os dados coletados talvez estejam dispersos, precisando serem organizados por vários funcionários do departamento, o que dificulta a montagem dos relatórios e até mesmo atrasa a entrega! No entanto, o seu negócio terá um processo muito mais simples com o auxílio de uma boa ferramenta tecnológica. Afinal, com informações integradas em uma única plataforma virtual, o próprio sistema pode gerar bons relatórios com apenas um clique! Se essa solução for um software na nuvem, ainda solucionamos o próximo problema...  

3- Seus dados não são integrados

Um software de RH que integra todos os setores da empresa, facilita a vida de outras áreas, como o financeiro. Afinal, os profissionais da contabilidade podem acessar os relatórios que mostram os valores devidos a cada funcionário depois que as faltas, horas extras e outros dados da folha de pagamento forem contabilizados. Esse cenário é completamente diferente em empresas que não trabalham com um software na nuvem. Sem ele, muitos empreendimentos trocam e-mails para enviar e receber informações, mas essa situação pode gerar diversos problemas organizacionais e comunicacionais. Enquanto isso, algo inteiramente integrado via cloud computing reduz esse risco. Isso porque, os processos não precisam passar exclusivamente pelas pessoas. Ou seja, cada colaborador pode interagir com a ferramenta e receber o que precisa sem depender de ninguém.  

4- Seu RH não consegue identificar e reter talentos

Um setor de RH munido de dados coletados e organizados em bons relatórios, certamente sabe quem é importante para a empresa. Além disso, essa equipe também consegue perceber características específicas de cada funcionário, podendo direcioná-los para algo que eles desempenhem muito bem. Enquanto isso, um RH que trabalha com processos antiquados não consegue ter a mesma atitude de maneira eficiente. Afinal, como seria possível identificar as qualidades e os defeitos dos colaboradores sem métricas baseadas em números que realmente mostrem o que foi percebido ao longo do tempo? Um software na nuvem como o SAP SuccessFactors pode ser um ponto de virada nesse sentido. Isso porque ele consegue calcular a performance de todos que trabalham na empresa ao analisar a rotina de cada um. Isso gera dados específicos e contabilizados diretamente na plataforma, ajudando a equipe de RH.  

5 - Seu RH não é produtivo

Agora pare e imagine-se precisando ter que gerar todas essas informações e ainda ter que pensar em processos seletivos, pagamentos, ações internas e outros tipos de demandas. Bem, o RH muito provavelmente estará imerso nas planilhas sem todas essas vantagens que um software de RH proporciona. Isso também pode fazer com que o setor centralize muitas informações em uma ou em algumas pessoas, burocratizando a troca de informações dentro da empresa e do próprio RH. Aliás, como tudo continuaria funcionando se essas “pessoas chave” ficarem doentes, por exemplo? Seria algo muito difícil, certamente. Um software na nuvem não apenas descentraliza o RH, como também melhorará a produtividade geral. Afinal, a partir dele, você tem todas as vantagens ditas anteriormente, acelerando processos, minimizando possíveis falhas e melhorando rotinas.  

6 - Se o seu RH não é estratégico

Por fim, um RH produtivo leva ao nosso último ponto: o RH estratégico. Muitos gestores ainda pensam que essa área deve ser necessariamente operacional, mas deveria ser assim? Não mesmo! Se um software para RH pode economizar tanto tempo e esforço da equipe, porque não a deixar mais livre para pensar em boas soluções? Um RH estratégico pode criar mecanismos que integrem os colaboradores de diversas áreas, pensar em programas de capacitação que melhorem a eficiência de determinado setor etc. E o melhor: todas essas ações podem ser embasadas a partir dos dados coletados em um bom software na nuvem, como o SAP SuccessFactors. Afinal, com relatórios precisos e simplificados, a equipe de RH pode mostrar aos gestores quais foram as dificuldades identificadas e propor soluções. Isso seria muito mais difícil sem ter dados precisos e – muito importante! – tempo para analisa-los eficientemente!   Bem, como você deve ter percebido, o SAP SuccessFactors pode ser essa virada de chave no ecossistema do seu RH. Isso porque levando em consideração tudo que abordamos neste artigo, esse é o sistema mais completo existente no mercado. E mais, além de tudo o que falamos, esse software para RH oferece diversos outros benefícios, tais como delimitação de metas e objetivos, remunerações variáveis de acordo com planos de metas, facilidade no recrutamento etc. Todas essas funcionalidades simplificarão os processos do seu RH, tornando-o cada vez mais estratégico! Ficou curioso? Então clique aqui e conheça a solução e saiba como nós da HRST Brasil podemos te ajudar neste processo.
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.