Blog

Avaliação de desempenho: por que sua empresa deve fazer?

  |   SAP SuccessFactors   |   No comment

Empresas são feitas de pessoas, portanto, o sucesso ou o fracasso de uma organização depende da performance individual e coletiva dos seus colaboradores. Para analisar o potencial de um indivíduo ou equipe, a avaliação de desempenho desponta como um dos principais recursos.

Ela faz parte de um grupo maior ações, a gestão de pessoas, que estão interligadas às questões estratégicas da corporação — proporcionando diversos ganhos. Destacamos, entre os principais:

  • atingir a missão;
  • equilibrar expectativas;
  • promover mudanças organizacionais;
  • garantir o bem-estar no ambiente de trabalho;
  • desenvolver e reter talentos;
  • gerir a produtividade e a qualidade do que é produzido;

Os dois últimos ganhos da lista acima estão diretamente relacionados com os benefícios da avaliação de desempenho. Quando boas práticas, ligadas a resultados positivos, são identificados, é possível promovê-los para que sirvam de exemplo pelos colaboradores.

Continue a leitura e saiba mais sobre a importância da avaliação de desempenho. Descubra por que sua empresa deve fazer!

O que é e como surgiu a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma das ferramentas de gestão de pessoas, mas seu objetivo é medir o nível de performance de um colaborador ou de uma equipe em relação ao conjunto da empresa.

Todas as organizações têm seus parâmetros e, a partir deles, consegue estabelecer filtros para identificar quem alcança ou não os resultados desejados. Assim sendo, a avaliação de desempenho revela pontos fortes e fracos de cada profissional.

Na prática, essa ferramenta é um meio eficiente para identificar problemas e soluções — mantendo o foco na valorização do capital humano. Trata-se de uma prática que surgiu século passado, mas que permanece atual.

Os especialistas em recursos humanos compreenderam que, quando as empresas proporcionavam bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores, aconteciam efeitos físicos e psicológicos positivos.

A partir dessa constatação, o norte-americano Frederick Winslow Taylor passou a investir em pesquisas científicas sobre a avaliação de desempenho. Para ele, cada colaborador poderia se sentir mais realizado ao executar tarefas de acordo com suas aptidões e, desse modo, aumentar a produtividade e o lucro da empresa.

Diante das constantes mudanças no mercado e da chegada de novas gerações aos postos de trabalho, a avaliação de desempenho entra como ferramenta essencial para dar o direcionamento necessário para indivíduos e equipes.

Qual é a importância da avaliação de desempenho?

Todos saem ganhando com a avaliação de desempenho, pois essa ferramenta oferece benefícios para a empresa, o RH e o colaborador.

Conheça os principais a partir de cada ponto de vista:

Benefícios para o colaborador

Sob a ótica individual, cada colaborador tem como saber quais são seus pontos fortes e fracos, obtendo consciência em relação à necessidade de desenvolvê-los.

No contexto coletivo, a avaliação de desempenho alinha expectativas entre todos — fazendo com que entendam a importância do grupo para a organização.

Essa nova visão da importância do grupo faz com que os profissionais trabalhem de modo mais colaborativo e harmonioso, pois enxergam que juntos são mais fortes.

Benefícios para o RH

A avaliação de desempenho deixa o departamento de Recursos Humanos mais estratégico, pois suas ações estão interligadas com os objetivos da companhia.

Outro ponto que merece destaque é que essa ferramenta pode funcionar a partir de um software de gestão — solução segura e precisa que realiza parte de suas funções automaticamente, evitando erros e gerando alta produtividade.

Benefícios para a empresa

Como método de monitoramento, a avaliação de desempenho deve ser realizada periodicamente para identificar pontos fortes e fracos, garantindo resultados positivos a partir do engajamento dos colaboradores.

Esse processo não é difícil, principalmente quando é executado por meio de um bom software. A tomada de decisão a partir dos resultados obtidos é o que demanda mais tempo e planejamento, pois é necessário saber o que fazer com eles.

Existe algum software para avaliação de desempenho?

Um dos principais softwares de gerenciamento de capital humano, o SAP SuccessFactors, possui um módulo dedicado à avaliação de desempenho. Ele é chamado de Performance and Goals.

Por meio desse software, você pode avaliar o desempenho de cada colaborador de modo objetivo e preciso a partir das estratégias organizacionais. O resultado pode ser utilizado em orientações constantes por meio de feedbacks e treinamentos.

Tudo isso acontece dentro de um painel gerenciável!

O SAP SuccessFactors oferece um ambiente digital para que os líderes acompanhem os resultados de cada colaborador e ainda possam dar feedbacks.

Também é possível ter uma visão macro em relação ao desempenho da equipe, avaliando os membros a partir de características pré-definidas. Desse modo, cria-se a possibilidade de tomar decisões rápidas para garantir que todos estejam no patamar que a organização precisa.

Os colaboradores que mais se destacam, por exemplo, são agrupados por indicador em diferentes áreas do painel, para que seus gestores possam estimulá-los e até recompensá-los sem discriminações ou preferências pessoais.

Como implementar a avaliação de desempenho?

Basta seguir os passos abaixo:

Defina seus objetivos

A partir da definição de objetivos, o setor de RH consegue determinar as principais métricas que serão utilizadas, fazer o planejamento necessário para avaliar o desempenho dos colaboradores e programar a ferramenta de apoio à avaliação.

Avalie os fatores influentes

Os fatores que influenciam na orientação, nos ajustes e na tomada de decisão em cada avaliação de desempenho, definirão o tipo de metodologia. Elas podem ser:

  • autoavaliação;
  • avaliação direta;
  • avaliação conjunta;
  • avaliação 360 graus;
  • avaliação por indicadores;
  • avaliação comportamental;
  • avaliação por metas e objetivos;
  • avaliação baseada em custos;
  • avaliação por distribuição;
  • avaliação por incidentes críticos;
  • avaliação dos líderes e gestores.

Escolha o software para avaliação de desempenho

Esse processo é importantíssimo, pois dá a base necessária para que a avaliação seja feita da forma correta e traga os resultados esperados.

Inicie a estruturação

Os questionários e as dinâmicas que serão aplicadas na avaliação vêm na sequência e ajudam a definir quais aspectos serão explorados.

Defina uma escala de avaliação

Ela pode ser muito simples, indo de 1 a 5 — sendo o número mais baixo um resultado negativo e o mais alto o positivo.

Compartilhe com colaboradores e líderes

Todos devem ter conhecimento do que é a avaliação de desempenho e quais benefícios ela trará para a organização. Garanta a participação deles e aplique-a na sequência!

Analise os resultados

A partir dos resultados, os líderes têm como tomar decisões para que o desempenho de suas equipes seja potencializado. É importante que as ações sejam feitas em conjunto, para garantir o alinhamento com os objetivos da organização.

Agora que você conhece o que é, como aplicar e que software utilizar na avaliação de desempenho, invista nesta ferramenta para valorizar os diferenciais competitivos de sua empresa e promover maior atração e retenção de talentos motivados!

Preparado para aplicar a avaliação de desempenho em sua empresa? Fale com a HRST Brasil, que é Gold Partner SAP e especialista em implementações SAP SuccessFactors! Descubra outros benefícios que essa ferramenta tem a oferecer para o seu negócio.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.