Blog

Como aumentar a produtividade e satisfação de colaboradores e líderes

  |   Recursos Humanos, SAP SuccessFactors   |   No comment

No cenário atual, o mercado está cada vez mais competitivo — independentemente do segmento ou nicho no qual sua empresa atua. Enquanto produtos e serviços mantêm um nível parecido, a satisfação dos colaboradores e líderes pode fazer total diferença.

Ela permite alcançar resultados ainda mais positivos a um custo cada vez menor, ao mesmo tempo que reduz o prazo de produção e aumenta a qualidade na entrega. Contudo, não há como alcançá-la investindo apenas em equipamentos e infraestrutura.

Atingir a satisfação dos colaboradores e líderes envolve outros elementos e, entre eles, o principal é o nível de engajamento. Quando a equipe está comprometida com os seus resultados, torna-se possível aumentar a produtividade.

Entenda a relação entre produtividade e satisfação dos colaboradores e líderes e saiba como aumentar esses dois indicadores!

Engajamento da equipe: por que é importante?

Engajar é um verbo que, entre suas definições, tem a ver com dedicar-se com afinco. Significa, portanto, participar de algo voluntariamente.

Quando a equipe está engajada, demonstra comprometimento e que realmente se importa com o trabalho que realiza. Também revela que esse fazer não tem relação direta com a obrigação, mas com o fato de estar alinhada com o que acredita.

O engajamento possibilita que a equipe encare os desafios com motivação, disseminando uma imagem positiva dento e fora da empresa. Trata-se de uma eficiente ferramenta contra os altos índices de absenteísmo e rotatividade.

No ambiente de trabalho, isso faz total diferença nos resultados. Porém, não são todas as organizações que se preocupam com este indicador e muito menos investem na satisfação dos colaboradores e líderes.

O que a satisfação de colaboradores e líderes tem a ver com isso?

Tudo! Uma equipe engajada depende de diversos fatores para ser assim, pois a alta produtividade acontece em um ambiente de trabalho harmonioso e humanizado. A liderança, portanto, deve ser exercida com foco nisso.

Liderança e motivação precisam caminhar juntas, pois são elementos fundamentais para qualquer organização. Prova disso está na pesquisa da Right Management que ouviu 30 mil pessoas em 15 países.

O resultado é surpreendente: quando estão motivados, os colaboradores são, em média, 50% mais produtivos.  O bem-estar deles traz lucro e alta produtividade.

Mas essa mesma pesquisa mostra que o nível de engajamento dos brasileiros dentro das organizações ainda é baixo. O Brasil aparece em terceiro no ranking, com 16%, na quantidade de profissionais que se consideram engajados em seus empregos.

Então, cabe a sua empresa identificar o baixo nível de engajamento e buscar soluções para aumentar a produtividade e satisfação dos colaboradores e líderes.

Produtividade e satisfação: como aumentar?

Aumentar a produtividade e satisfação de colaboradores e líderes requer prioridade na transparência das relações, capacidade de reconhecimento, compartilhamento de valores e o incentivo às soluções inovadoras.

Mas para chegar lá, alguns passos devem ser dados e o principal é o investimento no capital humano. Isso pode ser feito de três formas:

Invista em seus líderes

Um líder motivador sabe se comunicar, estimula um ambiente de trabalho colaborativo, é próximo dos colaboradores, se preocupa com a equipe e respeita as individualidades.

Para investir neles, sua empresa deve reconhecer e desenvolver as competências e habilidades de uma boa liderança — inclusive entre os colaboradores que têm potencial para tal.

Desenvolva um plano de sucessão organizacional para definir quem serão os substitutos dos líderes atuais, reconhecendo os profissionais capacitados por meio de um estruturado plano de carreira.

Faça pesquisas e avaliações internas

Elas auxiliam no monitoramento do nível de satisfação dos colaboradores e líderes. Podem ser baseadas em temas como o ambiente de trabalho, a relação com os gestores, a cultura da empresa, a estrutura de trabalho e outros.

Elabore questionários com perguntas determinadas para saber o que é primordial para cada profissional. Uma das metodologias pode ser o Employee Net Promoter Score, ou eNPS, na qual cada item avaliado recebe duas perguntas.

A primeira, utiliza uma escala de 0 a 10 para que o colaborador avalie o tema, sendo que 0 é total insatisfação e 10 a máxima satisfação. Já a segunda pergunta pede a justificativa para a nota escolhida.

Utilize um sistema de gestão de RH

Essa solução permite que você e sua equipe tenham uma visão 360 graus sobre a força de trabalho, combinando dados com informações operacionais e financeiras para obter insights holísticos que contribuem com a tomada de decisões.

Um sistema de gestão de RH como o SAP SuccessFactors,  oferece relatórios de mais de 2 mil métricas que aumentam a capacidade para definir estratégias.

O resultado é o aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores e líderes, pois sua área consegue dar um suporte mais autossuficiente, simples e objetivo a todos. Além disso, a partir dos dados obtidos, torna-se mais fácil criar o perfil ideal de profissional para a organização.

Observe que a satisfação dos colaboradores e líderes é algo que precisa ser cultivado. Não basta trabalhar em ações pontuais, investindo apenas em ferramentas e infraestrutura. Faz-se necessário ter uma base sólida de informações, para que cada decisão seja tomada com total segurança.

Aproveite para expandir seu conhecimento e saber por que é importante investir em planos de carreira, desenvolvimento e sucessão.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.