Blog

Como avaliar os processos de RH?

  |   Recursos Humanos, SAP SuccessFactors   |   No comment

A área de Recursos Humanos, que ficava restrita à contratação de pessoas, gestão da folha de pagamento e cálculos trabalhistas, ficou no passado. Os processos de RH agora têm uma maior importância estratégica!

Pessoas são consideradas o maior ativo dentro das organizações, afinal, representam o potencial intelectual de qualquer negócio. Nesse sentido, o RH vem direcionando seus esforços para o cumprimento dos objetivos organizacionais.

Mas será que seu RH é produtivo e possui ações eficientes?

Na tentativa de otimizar processos de RH, muitos gestores realizam mudanças pontuais e que atendem a curto prazo, pois não realizam um diagnóstico preciso com todos os problemas que devem ser enfrentados.

Entenda por que avaliar processos de RH e como esse diagnóstico pode nortear suas ações e decisões.

Por que avaliar processos de RH?

O processo de integração do RH com outras áreas que participam do planejamento e das decisões que determinarão os rumos da empresa, toma tempo e exige um esforço constante. Por isso, nem sempre sobra tempo para avaliar os processos dessa área.

O foco nas necessidades da empresa acaba escondendo alguns problemas que poderiam ser evitados quanto antes e que, em muitos casos, são solucionados a partir de medidas imediatistas ou que são tomadas sem o devido embasamento.

Essa é uma situação delicada, pois mesmo que o foco seja atender às necessidades da organização, devemos lembrar que ela depende da eficiência e produtividade da área de Recursos Humanos.

Avaliar os processos de RH é uma ação básica que deve ser frequente, pois possibilita obter um diagnóstico com o que está dando certo e o que pode ser otimizado. Além disso, descobrir os pontos que necessitam de máxima atenção.

Mesmo que todos os processos de RH pareçam funcionar corretamente, avaliá-los é uma medida preventiva que ajuda a economizar tempo, dinheiro e capital humano.

Esperar que os problemas apareçam não é uma opção viável, pois acaba forçando sua equipe a interromper outras rotinas importantes para resolvê-los. De certo modo, isso pode afetar a eficiência da área e a entrega que a organização precisa.

Como fazer a avaliação e obter um diagnóstico preciso?

Existem meios e ferramentas que contribuem para avaliar os processos de RH. Escolha a que estiver ao alcance da realidade de sua área, mas antes considere as vantagens que cada metodologia apresenta. Listamos as principais:

Realize uma avaliação 360°

Similar a uma avaliação de desempenho, porém com foco nos processos de RH. Elabore um formulário que solicite a opinião da equipe sobre o que dá certo e o que falta para o setor desempenhar seu papel com eficiência.

Crie grupos de discussão e convoque reuniões para que todos participem. É importante ter diferentes pontos de vista, pois cada experiência tende a revelar soluções diferentes que contribuem positivamente para o coletivo.

Envolva stakeholders, como gestores de outras áreas e a diretoria da organização, pois toda e qualquer mudança nos processos de RH impactarão no conjunto.

Colete e analise indicadores de RH

Se a sua área caminha a passos largos no processo de transformação digital e possui um sistema de gestão completo, pode extrair dele uma série de indicadores de RH que facilitarão a elaboração de um diagnóstico preciso.

Converse com outros gestores

Outro caminho é a comparação com RH’s que têm o perfil parecido. Converse com outros gestores, participe de grupos de discussão e pesquise como estão os processos de RH nas demais empresas.

A troca de conhecimento entre pares, mesmo que sejam de organizações diferentes, é muito saudável. Você também pode procurar outros profissionais, com mais experiência, para saber como eles realizam a avaliação de processos de RH.

Procure uma consultoria

O mercado apresenta diversas opções, mas isso tem um custo — o que talvez não seja interessante em um primeiro momento. Mas uma consultoria pode ajudá-lo a realizar o diagnóstico, porque tem uma visão holística da empresa.

Utilize uma ferramenta gratuita

Dentre as opções, é a mais prática e viável, pois não representa um custo para o seu caixa e pode ser realizada sem mobilizar toda a equipe.

A tecnologia apresenta ferramentas confiáveis e que realizam, de maneira imparcial, o diagnóstico dos processos de RH. Também apontam com precisão o caminho para tornar sua área ainda mais estratégica, contribuindo efetivamente para o cumprimento dos objetivos da companhia.

Basta preencher as informações solicitadas para receber o retorno com os dados que serão fundamentais para orientar suas ações e decisões, gerando resultados positivos e alinhados com o que a organização deseja e necessita.

Lembre-se de que avaliar processos de RH é uma medida que pode ser corretiva ou preventiva. Se não há custo para obter o diagnóstico de sua área, aproveite a oportunidade e evite os grandes problemas que tendem a aparecer quando não são identificados e resolvidos ainda pequenos.

A HRST Brasil pode auxiliar com a análise de seus processos de RH, indicando o que pode ser otimizado e o quanto o setor está sendo produtivo. Este diagnóstico é gratuito, basta preencher o formulário e aguardar o contato de nossos especialistas. Garanta o seu!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.