Blog

Como reduzir custos em RH por meio da gestão de pessoas?

  |   Recursos Humanos   |   No comment

Precisa reduzir custos em RH?

O melhor caminho é analisar a situação atual de sua área e encontrar oportunidades para otimizar os processos. Há como fazer isso por meio da participação dos colaboradores, investimentos em tecnologia e outros.

Para ajudá-lo, preparamos este artigo com as principais ações que auxiliam a reduzir custos em RH — sem comprometer a qualidade do seu trabalho ou os objetivos organizacionais. Veja quais são!

Incentive a participação dos colaboradores

Quando participam do processo, torna-se mais fácil chegar a soluções positivas. Trata-se de um envolvimento que contribui para o aumento do nível de engajamento da equipe, pois há sentimento maior de pertencimento à organização.

A participação dos colaboradores na redução de custos em RH, portanto, desperta neles a motivação para que realizem um trabalho cada vez melhor. Desse modo, tornam-se mais produtivos — favorecendo a diminuição nos gastos.

Peça ideia e sugestões em diversas oportunidades, não apenas quando há feedbacks. E todas as ações do RH devem ser pautadas por transparência, para inspirar confiança e gerar mais engajamento.

Treine e capacite sua equipe de Recursos Humanos

A partir dos feedbacks recebidos, desenvolva um programa de melhoria contínua — tanto para os processos quanto os colaboradores. Um bom programa de educação corporativa ajuda a manter seus profissionais sempre atualizados.

Eles saberão utilizar as ferramentas certas para obter os resultados desejados. Antes, entretanto, é fundamental levantar as necessidades desses colaboradores. Essa identificação viabiliza um retorno sobre os investimentos feitos.

O programa de educação corporativa não precisa ser, necessariamente, no modelo convencional. Aproveite a tecnologia para aplicar treinamentos multimídia, apresentar vídeos, compartilhar podcasts e outros recursos modernos.

Otimize a jornada de trabalho

Obtenha ganhos em produtividade para evitar o pagamento de horas extras. Uma das maneiras mais eficazes de se fazer isso é desestimular o trabalho multitarefa. Em vez de focarem em várias atividades, peça que terminem tudo que for começado.

Também é possível otimizar a jornada de trabalho ao delegar melhor as responsabilidades. Evite ser um líder centralizador e confie no potencial da sua equipe, sempre atento à capacidade e aos interesses dos colaboradores.

Observe ainda qual é o tempo perdido em reuniões e outras pausas pouco produtivas. Tente imprimir objetividade aos pontos abordados, para que ninguém fique com dúvidas, além de acompanhar de perto a evolução de cada profissional.

Elimine erros causados por falta de comunicação

Na área de Recursos Humanos, a falta de comunicação provoca desalinhamento entre os membros da equipe, uso indevido das ferramentas de trabalho, ocorrência de conflitos e baixa produtividade.

A comunicação é fundamental para que qualquer negócio sobreviva! E como o RH é estratégico, todos os colaboradores devem estar integrados para que auxiliem no entendimento das informações e sucesso dos projetos.

Para reduzir custos em RH, você precisa de canais eficientes que levem a mensagem correta aos colaboradores. Eles podem ser murais de recados, aplicativos móveis, e-mail corporativo, intranet ou outro sistema.

Defina metas claras de produtividade

Metas motivam a equipe e podem medir o progresso de maneira pontual ou geral. A redução de custos de RH precisa delas para garantir altos níveis de produtividade, exatamente o que a organização necessita.

Antes, porém, entenda como está a atual situação da produtividade de sua equipe. A partir daí, estabeleça metas relacionadas às expectativas — sem esquecer de que elas precisam ser realistas.

Também devem ser desafiadoras, para estimular sua equipe a persegui-las. Outro ponto importante é a forma de comunicá-las, para que todos estejam alinhados. Ofereça ainda a estrutura necessária para viabilizar o resultado que a empresa necessita.

Construa uma marca empregadora

Outra maneira de reduzir custos em RH se dá por meio da construção de uma marca empregadora — atraindo e retendo talentos que contribuem para o sucesso da organização.

Os melhores profissionais do mercado têm interesse em empresas que realizam um trabalho ímpar e que valorizam seus colaboradores. Por outro lado, candidatos de todas as áreas tendem a chegar com o perfil mais alinhado ao que a empresa deseja.

Quando esses profissionais têm um grande interesse em trabalhar na sua corporação, são menores as chances de evasão. Logo, você diminui gastos em recrutamento, seleção e demissão.

Automatize tarefas com ajuda de um sistema de gestão

A tecnologia possui importantes ferramentas que ajudam a reduzir custos em RH. Uma delas é o sistema de gestão. Ele automatiza tarefas, otimiza operações, investe na estratégia da companhia e faz a gestão de riscos — principalmente nos recursos humanos.

O SAP SuccessFactors é um dos sistemas de gestão de RH mais respeitados do mercado. Ele possibilita acompanhar o ciclo de vida do colaborador e dá aos profissionais de RH a oportunidade de agirem mais estrategicamente.

A geração de relatórios, por exemplo, se torna mais rápida e precisa com a ajuda de um sistema assim. Logo, sua equipe ganha tempo para investir em ações que contribuem ainda mais para o cumprimento dos objetivos organizacionais.

Reduzir custos em RH é uma tarefa constante, mas totalmente alcançável. Aplique as dicas listadas neste artigo para ganhar em produtividade! O retorno sempre será positivo, principalmente para os responsáveis pelo sucesso da organização: os colaboradores.

Conheça os impactos da gestão de pessoas nos resultados do negócio e os principais pilares que devem ser fortalecidos.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.