Blog

caminho suave para folha de pagamento

Folha de Pagamento: obrigação cansativa ou oportunidade de negócio?

  |   Folha de Pagamento, SAP HCM, SAP SuccessFactors   |   No comment

A folha de pagamento é uma missão crítica para todas as organizações. Uma das expectativas mais básicas do emprego é a remuneração justa, precisa e pontual. Processar a folha de pagamento corretamente em cada ciclo de pagamento pode não convencer os colaboradores, mas errar rapidamente pode arruinar todo o negócio.

Os colaboradores podem prontamente manifestar seu descontentamento ao compartilhar sua experiência em canais sociais, ameaçar ações legais ou encontrar um novo empregador. As autoridades reguladoras e a mídia podem perseguir e divulgar qualquer indício de não-conformidade.

Embora exista um amplo consenso sobre os aspectos “assustadores” da folha de pagamento, a maioria das pessoas não se importaria à questão de como a folha de pagamento pode contribuir para a transformação digital de um negócio. Folha de pagamento é apenas uma mercadoria, deve ser barata e compatível. Além disso, a folha de pagamento é chata. É realmente?

Acho que não!

Hoje, a folha de pagamento em operação é altamente complexa e muitas vezes dolorosa. A moderna tecnologia de nuvem em conjunto com o know-how de conformidade legal de todo o mundo abre as portas para um mundo de inovação muito interessante.

Folha de pagamento está madura para ser revolucionada. Mas aqui estão três áreas em que visualizamos essa como essa revolução é possível.

 

  1. Tire a dor da folha de pagamento

A principal fonte de descontentamento e dor na folha de pagamento é a conformidade legal. A vasta heterogeneidade e imprevisibilidade das regulamentações locais são esmagadoras para todos os negócios (principalmente para nós, do Brasil). E vamos encarar porque essa dor não está indo embora.

Na verdade, provavelmente vai piorar à medida que observarmos um número crescente de mudanças legais ano após ano, com uma complexidade crescente à medida que mais países adotem relatórios eletrônicos em tempo real para as autoridades governamentais, como o eSocial, por exemplo. Mas a questão é: de quem será essa dor?

A posição da SAP sempre foi a de que a dificuldade de manter nosso software de folha de pagamento em conformidade legal deve ser com a SAP, para que possamos minimizar a carga para nossos clientes e ajudá-los a se concentrar em seus negócios reais. Nas últimas três décadas, a SAP investiu significativamente no crescimento de uma organização poderosa dedicada a essa tarefa, uma rede global de especialistas em localização com fortes raízes locais, que colaboram com clientes, parceiros e legisladores – em cada país.

Embora o compromisso da SAP com a conformidade legal global e suas capacidades organizacionais seja certamente único, nossas aspirações para o futuro da folha de pagamento vão muito além.

Nosso sonho é nos despedir daqueles dias em que a folha de pagamento e as pessoas de TI precisam passar os dias de Natal no escritório para aplicar as mudanças legais do final do ano ao sistema, adaptar sua configuração e executar testes. Queremos aproveitar nossa tecnologia de nuvem para automatizar a conformidade legal. Acreditamos que a melhor folha de pagamento é uma folha de pagamento que você não pode ver.

Essa é uma afirmação ousada, então, como a tecnologia em nuvem pode nos ajudar nesse empreendimento?

Sistemas de software tradicionais são baseados em uma arquitetura monolítica. Pense em um prato de espaguete. Você puxa uma extremidade de um espaguete e provavelmente verá um impacto em algum outro lugar da pilha de espaguete.

Da mesma maneira, quando você aplica uma alteração legal em um canto do seu sistema de folha de pagamento, é necessário testar todo o sistema para garantir que você não introduza efeitos colaterais indesejados.

A chave para automação é a modularização na arquitetura. Quando podemos limitar o impacto a um módulo, podemos enviar mudanças legais para o sistema sem o risco de efeitos colaterais. Para ficar com a minha metáfora de massas, a arquitetura de software nativa da nuvem significa transformar espaguete em ravióli.

 

  1. Aprimore o valor do negócio com a folha de pagamento em tempo real

É fácil imaginar como a automação da conformidade legal reduz drasticamente os custos e minimiza o risco de não conformidade. Mas e a transformação digital no contexto da folha de pagamento? Seria apenas uma palavra da moda?

Não vemos a folha de pagamento como uma aplicação isolada, mas como parte integrante do RH e das finanças. Ao permitir que cada um desses aplicativos conversem entre si em tempo real, um mundo de novos insights valiosos pode se abrir para os negócios e seus colaboradores.

Imagine usar ferramentas de modelagem financeira ao negociar com sindicatos. As empresas podem comparar suas opções de pacote, incluindo o total de prêmios e tempo e frequência, e entender como elas afetam o seguro social e os impostos.

Além disso, qualquer evento de RH – desde o acompanhamento do tempo de um funcionário e a alteração do estado civil até o aumento de salário e o bônus à vista – podem disparar imediatamente um recálculo e atualizar o serviço de folha de pagamento.

A folha de pagamento estará sempre atualizada.

Pode aliviar os departamentos de folha de pagamento da carga de ciclos baseados em lote. Não há mais congelamento na manutenção de dados mestre. Não há mais dias intensivos em recursos e estressantes de limpeza de dados de folha de pagamento. Não há mais surpresas. Não há mais estimativa do custo do trabalho, as finanças podem trabalhar com valores reais em todos os momentos.

A forma como os colaboradores são pagos – periodicamente, diariamente ou como autoatendimento – não será mais ditada pelas limitações do sistema. Será uma decisão de negócios, permitindo que os empregadores se diferenciem ainda mais em um mercado de talentos competitivo.

 

  1. Faça a folha de pagamento interativa e divertida

Por último, mas não menos importante, o que há para os colaboradores? Para a maioria dos colaboradores, a folha de pagamento é apenas uma caixa preta que gera declarações de pagamento incompreensíveis.

Sabemos que os colaboradores veem a folha de pagamento de forma confusa, muito devido à sua complexidade. Outro ponto é o alto volume de tíquetes de suporte que os colaboradores criam todos os dias por não entenderem de forma clara seu pagamento.

Não seria legal se pudéssemos conversar com nossas declarações de pagamento e obter a resposta certa imediatamente? Pergunte ao nosso assistente digital:

“Por que minha contribuição de 401k é menor este mês?”

“Onde está minha hora extra paga?”

“Se eu assumisse o turno da noite do meu colega, qual seria o meu pagamento adicional para levar para casa?”

“Qual é o impacto desse carro da empresa no meu salário líquido?”

Folha de pagamento está indo para uma nova era. Não apenas a moderna tecnologia de nuvem nos ajudará a tirar a dor da folha de pagamento.

Uma folha de pagamento em tempo real que esteja incorporada em uma empresa inteligente também impulsionará a experiência melhorada do funcionário e o desempenho dos negócios.

E aí? Você está pronto para essa Revolução Humana? Quer saber mais detalhes sobre este produto? Entre em contato conosco, marketing@hrst.com.br

Artigo adatpado, publicado em 5 de dezembro de 2018 por Daniela Lange, pela SAP

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.