Blog

Os impactos da gestão de pessoas nos resultados do negócio.

  |   Recursos Humanos, SAP SuccessFactors   |   No comment

Não há organização que cresça sozinha, os profissionais são os principais responsáveis pelos resultados. Assim sendo,  somente uma boa gestão de pessoas é capaz de direcionar todos para os objetivos desejados.

O papel estratégico dessa gestão envolve a mediação entre as aspirações dos colaboradores e os interesses da empresa. A intenção é conduzi-los para que potencializem suas habilidades e competências a fim de alcançar bons resultados. No entanto, o trabalho da gestão de pessoas envolve uma parte mais burocrática, como a avaliação da folha de pagamento, dos benefícios, recrutamento e seleção, programas de educação corporativa e outros.

Veja como a boa execução dessa gestão promove impactos positivos nos resultados do negócio e descubra a ferramenta ideal para auxiliá-lo nesse processo!

Principais pilares da gestão de pessoas

Cinco pilares ajudam a suportar as ações de gerenciamento de pessoas em uma organização. São eles:

Engajamento

Os colaboradores precisam estar motivados. Contudo, essa condição que influencia a direção do comportamento vem de dentro para fora. Isso significa que sua empresa pode incentivar o profissional para que ele seja motivado.

Quando alcança a motivação, o colaborador entende que faz a diferença no ambiente organizacional e passa a ser mais engajado, ou seja, desempenha suas atividades de maneira ímpar e extremamente positiva para a empresa.

Comunicação

Base de qualquer relação, a comunicação eficaz só funciona quando outros princípios fazem parte do combo: segurança, transparência e confiança. Se não há um diálogo interno saudável, a comunicação é afetada.

Falar com clareza e objetividade, para que não ocorram ruídos, permite que os colaboradores recebam as orientações necessárias e sejam ainda mais produtivos. Por isso, valorize os feedbacks.

Colaboração

O ambiente de trabalho pode ser competitivo, mas isso não deve chegar ao nível em que os colaboradores enxergam seus pares como rivais. Cada um pode buscar o brilho próprio, entretanto, deve entender que o coletivo faz a diferença.

Pode parecer clichê, mas juntos os profissionais são mais fortes! O bem comum precisa estar acima de qualquer vaidade pessoal, afinal, todos devem trabalhar pelos interesses e objetivos da companhia.

Habilidades e competências

Ninguém nasce pronto para um trabalho. Até o profissional mais experiente passou por algum tipo de treinamento — mesmo que tenha sido na base da tentativa e erro.

Pontos fortes devem ser valorizados e os fracos atenuados. Por isso, a gestão de pessoas precisa mensurar o desempenho atingido por seus colaboradores e, baseada nisso, identificar oportunidades de melhoria nas habilidades e competências de cada um.

Treinamento

O mundo está em constante mudança e ignorar este fato significa ficar para trás em relação aos seus concorrentes. Sendo assim, aproveite as informações obtidas no subtópico anterior para promover o desenvolvimento dos seus profissionais.

Implemente um programa de educação corporativa e realize treinamentos para alinhar o potencial de todos. Instigue a busca pelo conhecimento e faça com que a empresa valorize essa característica entre os profissionais.

Impactos obtidos pela gestão de pessoas

Construindo os pilares citados no tópico acima, sua empresa se torna capaz de desfrutar dos melhores resultados de uma eficiente gestão de pessoas. Veja quais são:

Contratações mais precisas

A gestão de pessoas eleva o conhecimento da sua organização em relação aos próprios colaboradores. Passa-se a saber, por exemplo, quais são as habilidades e competências requeridas. Desse modo, o recrutamento e seleção de talentos ganha um reforço para que as contratações sejam mais precisas.

Equipe mais produtiva e motivada

Contratações mais precisas levam para sua empresa pessoas com alta capacidade de produção e automotivação. Elas trabalham mais felizes e, por causa disso, segundo pesquisa, rendem até 50% mais que outros colaboradores.

Benefícios alinhados com as expectativas de todos

A partir da gestão de pessoas, alcança-se uma oferta de benefícios capaz de atender melhor os colaboradores. Eles se tornam mais atrativos porque estão alinhados com as expectativas de todos.

Ambiente de trabalho saudável

Outro impacto da gestão de pessoas é sentido no clima organizacional que passa a ser mais amistoso e colaborativo. Isso estimula o trabalho em equipe e o respeito mútuo, além da valorização das competências e habilidades individuais.

Colaboradores desenvolvidos

As pessoas desejam crescer nesse tipo de ambiente! Além de aproveitarem as oportunidades fornecidas pela companhia, os colaboradores buscam se preparar melhor por meio do autodesenvolvimento.

Talentos atraídos e retidos

Cria-se, por meio do desenvolvimento e valorização de pessoas, uma cultura de atração e retenção de talentos. A empresa passa a ser vista, dentro e fora, como uma empregadora respeitada e que cuida bem de suas equipes.

Objetivos organizacionais cumpridos

Na outra ponta dos processos, os objetivos organizacionais passarão a ser cumpridos de modo mais frequente e consolidado. Isso se deverá ao devido cuidado com cada talento que faz parte da corporação.

Clientes satisfeitos

Seus clientes sentirão esses benefícios, pois notarão produtos e serviços mais bem executados e colaboradores extremamente satisfeitos.

Ferramenta SAP: gestão de pessoas ainda mais eficiente

Para viabilizar uma eficiente gestão de pessoas, faz-se necessário acompanhar o ciclo de vida completo de cada colaborador dentro da empresa. Nesse sentido, uma ferramenta como o SAP SuccessFactors torna-se imprescindível.

Sua organização não está sozinha no desafio de encontrar os talentos certos e fazer uma ágil e moderna gestão de pessoas — principalmente alinhada com os objetivos do negócio. Mas a tecnologia está aí para ajudá-lo!

Dentre os benefícios dessa ferramenta, destacamos:

  • Solução em nuvem, que dispensa instalação em cada computador;
  • Módulos para diferentes objetivos, como planejamento sucessório ou de capital humano;
  • Atualizações e suporte;
  • Possibilidade de integração com outros produtos SAP;
  • Implementação feita de modo rápido e prático;
  • Configuração de acordo com as necessidades do seu negócio.

Será que a sua empresa precisa de uma ferramenta SAP na gestão de pessoas?

Saiba mais em 6 sinais de que sua organização precisa de um software para RH.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.