Blog

Gestão de RH estratégica: Como reestruturar o departamento!

  |   Opinião   |   No comment

Os profissionais de RH estão cada vez mais assumindo funções estratégicas na empresa. Esse departamento não tem mais como foco as rotinas de departamento pessoal, mas sim tarefas de gestão de pessoas e otimização de processos, atuando como braço direito na tomada de decisões da empresa. Para assumir essa gestão de RH estratégica, muitas vezes uma reestruturação do departamento é necessária, para que consiga assumir um novo papel dentro da organização. E como fazer essa mudança? Confira as nossas dicas!

 

Gestão de RH estratégica

 

Qual a diferença entre a gestão de RH estratégica e o RH tradicional?

 

O RH tradicional era conhecido antes como Departamento Pessoal e geralmente exerce funções burocráticas, como: realização de folhas de pagamento, cálculo de salários, etc. Também se responsabiliza por processos relacionados ao RH estratégico, como seleção e recrutamento, mas de maneira isolada dos objetivos da empresa e sem a expertise necessária. O RH tradicional atua de maneira operacional e descolado da organização.

O RH estratégico volta o trabalho para os resultados, atuando de maneira alinhada aos objetivos da empresa e com foco no desenvolvimento da organização.Nessa abordagem, o RH propõe melhorias, avalia as situações propostas, atua com o apoio da tecnologia e a remanejar pessoas e repensar equipes.

As principais dicas para reestruturar esse departamento são:

 

1.Incorpore a tecnologia

 

Uma gestão de RH estratégica tem como foco principal otimizar os recursos e aproveitar ao máximo o capital humano da empresa. Para isso, são necessárias avaliações de desempenho, análise de clima organizacional, treinamentos, comparação com os períodos anteriores, produção de relatórios e análise de metas, etc.

Implantar um software que ajude na utilização desses recursos e comparação desses dados vai ajudar o RH a ter uma abordagem mais próxima da tomada de decisões, oferecendo insumos para que os diretores analisem essas informações e montem estratégias que favoreçam o crescimento da empresa.

 

2.Integre-se aos objetivos da empresa

 

A base de uma estratégia verdadeiramente eficiente é seu alinhamento com as metas da empresa. Qualquer planejamento deve ter como ponto de partida os objetivos que a organização pretende alcançar. Isso vale principalmente para a gestão de RH estratégica, já que toda a estruturação do quadro de funcionários, remanejamento e sucessões levam em consideração as metas definidas para o período.

Para ter essa abordagem estratégica, o RH precisa conhecer as metas da empresa e trabalhar em torno disso, não como um departamento isolado dos demais. É seu papel integrar-se a esses propósitos e dar as diretrizes necessárias para que os outros setores também sigam pelo mesmo caminho.

 

3.Faça o cálculo do ROI

 

O ROI permite calcular o retorno gerado por determinado investimento. Em outras palavras, essa ferramenta permite identificar se os recursos aplicados em algum planejamento trouxeram resultados.

Para o RH, o ROI atua como termômetro se as estratégias estão alcançando sucesso e traduzindo isso com números. Dessa forma, fica muito mais fácil tabular resultados e levar essas informações para os gestores, ajudando a justificar o trabalho da gestão e possíveis mudanças.

 

4.Abra um canal de comunicação com os funcionários

 

Para que a gestão de RH estratégica seja efetiva, a empresa deve ter um canal de comunicação com os funcionários, onde possam ser feitas críticas, sugestões e melhorias. Além de ser uma ferramenta que garante um bom ambiente de trabalho, esse canal de comunicação permite entender melhor os processos e estimula o relacionamento das equipes com o setor de RH.

 

5.Adote a cultura da inovação

 

Estimule a colaboração com novas ideias, incentive a participação dos funcionários, proponha novas abordagens no relacionamento com os trabalhadores, incentive treinamentos e programas de reciclagem profissional. Para que o departamento de RH assuma esse papel de gestão estratégica, é necessário que ele se atualize e também incentive essa postura dentro da empresa.

 

6.Busque a especialização da equipe de RH

 

Para que os profissionais do departamento consigam atuar dentro dessa mentalidade estratégica, toda a equipe deve buscar cursos e especializações para sair dessa abordagem operacional e aprender a repensar sua função dentro da empresa.

É importante entender como funciona a gestão estratégica de RH, buscar a aplicação desses conceitos e a compreensão do impacto das mudanças dentro da empresa. A atuação estratégica requer conhecimento das várias vertentes que otimizam a produção interna e tornam a empresa mais competitiva, desde a seleção de funcionários até a administração interna desses talentos.

E você, como está a atuação do RH da sua organização? Aproveite e conheça os serviços que a HRST disponibiliza e que podem ajudar na atuação deste departamento!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.