Blog

O RH do futuro, o que esperar?

  |   Sem categoria   |   No comment

Diante de novas opções tecnológicas que proporcionaram revoluções para diversos setores de um empreendimento, no setor de RH o RH na nuvem é a opção de maior destaque , pois com ele os profissionais da área conseguem atuar estrategicamente, sem perder tanto tempo com tarefas operacionais. Assim, os processos evoluem e se padronizam, fazendo com que toda a empresa cresça e esteja alinhado ao RH do futuro.

Mas mesmo com esse cenário positivo, todo gerente de RH ainda tem alguns grandes questionamentos. Dentre eles, saber como funciona a tecnologia em nuvem, quais são os seus benefícios para o RH e conhecer os diferenciais de soluções como o SAP SuccessFactors, são algumas das principais dúvidas.

E é justamente sobre esses assuntos que falaremos neste artigo para que você saiba tudo sobre o RH do futuro e decida se irá implementá-lo na empresa. Vamos entrar nesse universo?

O que é o RH na Nuvem?

Você conhece o Google Drive? E as plataformas de e-mail comuns como o Hotmail? Pois é, ambos os serviços estão sediados na nuvem. Grandes empresas como a Amazon e o Google são referências mundiais em informação na nuvem, oferecendo ferramentas para que pessoas e empresas possam manusear seus dados na internet.

Ficou impressionado? Então saiba que uma pesquisa da Forrester Research constatou que o mercado mundial de computação na nuvem (ou cloud computing) crescerá US$ 241 bilhões até 2020. E pensando nessa evolução, muitos empreendimentos brasileiros já estão apostando na tecnologia para os próximos anos.

E como o RH pode se beneficiar disso? Simples: a partir da centralização das informações empresariais na web. Ou seja, agora toda a papelada que antigamente ficava dentro de pastas em grandes armários nos escritórios de gestão de RH irá para o âmbito digital.

Sendo assim, o RH na nuvem faz com que folhas de pagamento, bancos de currículos, procedimentos internos, relatórios gerenciais e muitos outros dados sejam armazenados na internet. Dessa maneira, esses arquivos podem ser acessados remotamente de maneira fácil e rápida.

Esse é o principal ponto de um RH do futuro, pois a partir daí os gestores podem modernizar e agilizar seus processos. Assim, o setor pode acompanhar os avanços do empreendimento, seguindo os mesmos passos da empresa e levando o negócio a novos patamares.

Benefícios do RH na Nuvem

É claro que essa vantagem do cloud computing supracitada também traz diversos outros benefícios. Dentre eles, podemos citar a economia financeira e de tempo de treinamento, escalabilidade, facilidade de backup, gestão centralizada, gestão de conteúdo e segurança. Vejamos um pouco mais sobre cada um deles.

 

Economia financeira e de tempo de treinamento

Como um RH na nuvem não precisa de servidores físicos, a empresa economizará tempo e dinheiro. Afinal, ela não precisará investir em computadores que suportem a enorme quantidade de dados que o setor precisa.

Além disso, ela poderá disponibilizar na nuvem informações relativas a treinamentos. Assim, todos os colaboradores podem aprender sobre algo virtualmente, sem que o RH precise organizar algo extremamente complexo e que demande muito tempo e dinheiro.

 

Escalabilidade

Com o RH na nuvem, a empresa fará um pagamento personalizado para utilizar uma ferramenta como o SAP SuccessFactors. Assim, o empreendimento pagará apenas por aquilo que usar, podendo aumentar ou diminuir a quantidade de recursos no próximo mês com apenas um clique.

Essa é uma grande vantagem para pequenas e médias empresas que podem ao longo do tempo perceber que precisam de algo a mais e requisitar upgrades.

 

Gestão centralizada

Como dito, o RH do futuro conta com uma gestão de informações centralizada, certo? Sendo assim, o RH na nuvem alicerça esse gerenciamento na internet, fazendo com que todos os dados estejam na rede e disponíveis para qualquer pessoa que tenha os devidos acessos.

 

Gestão de conteúdo

Como tudo está armazenado na nuvem, o setor de RH pode disponibilizar conteúdos e treinamentos na sua ferramenta. Dessa maneira, os funcionários podem, por exemplo, verificar virtualmente dados sobre seus pagamentos, holerites, benefícios trabalhistas e muitas outras informações.

 

Facilidade de backup

Quem viveu a era dos papéis certamente conhece o temor de perder os dados empresariais em um desastre como incêndios ou até mesmo um simples extravio. No entanto, o RH do futuro trabalha com o cloud computing, eliminando esse tipo de problema.

Afinal, na nuvem você pode fazer backups de todos os arquivos e informações muito mais facilmente. Assim, é possível fazer cópias de segurança semanais ou quinzenais, mantendo todos os dados seguros frente a qualquer percalço.

 

Segurança

Quem utiliza o RH na nuvem tem a certeza de ter os dados empresariais completamente seguros. Afinal, existem normas internacionais de segurança sobre cloud computing (tais como o Secure Socket Layer e International Organization for Standardization) que protegem as informações hospedadas na nuvem.

Além disso, os bancos de dados de uma ferramenta cloud são constantemente atualizados e contam com ótimas criptografias. Isso dificulta o ataque de hackers, inibindo a exposição dos seus dados.

 

A rotina do RH do futuro

O RH do futuro deve ser visto como estratégico, não sendo algo apenas operacional. E todos esses benefícios supracitados podem trazer essa característica ao setor. Afinal, investir em tecnologia otimiza o tempo dos gestores de RH para que eles consigam focar no cerne do negócio.

Isso fará com que os processos estejam mais padronizados para qualquer pessoa (de funcionários a C-Levels) devido à centralização de conteúdo. Dessa forma, possíveis desalinhamentos serão evitados, otimizando aquilo que anteriormente poderia estar obsoleto por causa de vícios empresariais.

Nesse cenário, médias e grandes empresas se beneficiam do RH na nuvem. Afinal, setores de RH de outras filiais e/ou gestores do negócio podem visualizar as informações sobre os funcionários a partir de qualquer lugar, visto que todos os dados estão disponíveis a partir do cloud computing.

Além disso, o RH na nuvem também proporciona um processo de sucessão e desenvolvimento muito mais eficaz. Afinal, a partir de ações criativas advindas dessas novas tecnologias, o setor consegue levar em consideração o desenvolvimento dos futuros colaboradores para que a empresa evolua em conjunto com eles.

Por fim, o RH do futuro também tende a trabalhar com soluções que integrem todas essas otimizações, como o SAP SuccessFactors. Isso porque outro estudo da Forrester Consulting mostra que empresas que implementaram essa solução tiveram um ROI que variava entre 42% a 133% entre 14 e 21 meses.

Com ele, o RH pôde automatizar processos, alinhar estratégias à fonte de dados centralizada e implementar funcionalidades apenas quando necessário. Isso tudo acontece por causa do modelo híbrido proposto pela ferramenta. Nele, as funções operacionais ficam no SAP e a gestão de talentos no SAP SuccessFactors.

Tudo isso com um layout intuitivo e muito simples, facilitando o uso por qualquer pessoa. Assim, os processos relacionados à contratação, desenvolvimento, e gestão de talentos são muito mais facilmente geridos pelo RH.

Mas é claro que para fazer essa transformação digital para o RH do futuro, você precisa de um parceiro SAP que possa te auxiliar da melhor maneira possível, como a HRST Brasil. Entre em contato conosco e tenha a ajuda de nossos especialistas para entender as necessidades de seu negócio, saber mais sobre o SAP SuccessFactors e modernizar a sua gestão! 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.