Blog

Os 5 maiores desafios do recrutamento

  |   Recrutamento, SAP SuccessFactors   |   No comment

 

Você enfrenta desafios ao tentar realizar processos de recrutamento na sua empresa? Saiba que essa é uma das maiores dificuldades do setor de RH. Seleção de pessoas é uma atividade extremamente estratégica e precisa de muitas ações planejadas para ser assertiva e eficiente. Neste artigo vamos contar como enfrentar os 5 maiores desafios do recrutamento atual

Acompanhe a leitura!

Será que estou fazendo certo?

Essa é a pergunta que muitos gestores fazem ao perceber que não há envolvimento do time com o projeto, não há retenção de talentos e as projeções do negócio não estão sendo alcançadas. Já se sabe que o recurso humano é um dos recursos mais importantes dentro de um negócio, estando atrás apenas do recurso financeiro. 

Isso se justifica ao fato de que uma empresa é feita pelo corpo colaborativo que ali atua. Não dá para empreender, se for empreender sozinho. E não importa a estrutura, se você conta com 1000 funcionários ou apenas um, se houver comprometimento na prestação de serviço, todos os processos da empresa correm risco de serem prejudicados. 

Por isso falar de recrutamento é tão importante. É na hora de selecionar que você estabelece o critério de qualidade que a sua empresa precisa para se desenvolver por meio do recurso humano. Agora, como fazer um recrutamento adequado?

A primeira coisa que é necessária, é ressaltar que num processo seletivo, estratégia e planejamento são fatores fundamentais. Pensar que empilhar currículos sobre a mesa e selecionar quem mais tem o perfil da empresa, pode não ser tão benéfico assim. 

Todo o processo precisa ser pensado, estudado, planejado e executado alinhado com as necessidades da empresa. A seleção dos currículos necessita de um cuidado especial, desde a sua divulgação até a análise dos perfis ideais. 

Listamos abaixo os 5 maiores desafios do recrutamento e como enfrentá-los e solucioná-los. Confira!

5 maiores desafios do recrutamento 

1 – Turnover alto 

Você sabe o turnover de sua empresa? Em grandes escalas este é um dos grandes obstáculos para quem quer construir um time forte e competente. Turnover é o movimento de rotatividade dos colaboradores da sua empresa.

De uma maneira mais simples, esse termo expressa a entrada e saída de pessoal da sua empresa. Em um grau de incidência regular, ele é até benéfico, afinal é uma oportunidade da sua empresa diversificar as atuações profissionais e contribuir também para a carreira individual do colaborador. 

Porém, considerar índices elevados de turnover pode ser um sério problema. Isso revela uma dificuldade da sua empresa em reter talentos e formar pessoas estáveis. Além do mais essa rotatividade gera custos, tempo de trabalho em vários departamento, em especial no RH, e ainda pode acabar construindo um quadro de ineficiência, inexperiência e muita falta de entrosamento na sua equipe. 

Na hora de pensar em recrutamento, busque estratégias que consolidem os integrantes do seu time ao projeto. Primeiramente é preciso ter cuidado ao selecionar as pessoas que possuem particularidades semelhantes aos propósitos da empresa. Por exemplo, não adianta conversar com alguém que não tem disposição a capacitação se a sua empresa tem uma cultura de formação pessoal. 

Além disso, vale a pena aderir a estratégias capazes de estabelecer vínculos realmente sólidos entre a sua empresa e o funcionalismo. Benefícios, flexibilidades e oportunidades de desenvolvimento pessoal são algumas formas de consolidar o quadro de colaboradores e enfrentar o turnover em alta incidência.

2 – Banco de talentos desatualizado

Outro grande desafio dos processos de recrutamento  são os bancos de talentos desatualizados. Quando há intervalos muito grandes de contratação, a empresa precisa atualizar o quadro de perfis em espera por uma vaga. 

Isso é válido por alguns motivos:

  • currículo incompleto
  • mudança de carreira ou moradia
  • novas atribuições do candidato
  • dentre outros

O principal prejuízo de um banco de talento desatualizado está no gasto de tempo com a análise de perfis incompletos ou indisponíveis. Esse tempo tão precioso pode ser aplicado a outras ações quando há uma gestão dessa ferramenta tão útil. 

Por isso é válido utilizar sistemas que automatizem esse processo, dando possibilidades de acionar o candidato o convidando para atualizar o currículo e assim facilitar todo processo seletivo. 

3 – Falta de padronização de processos 

Esse é um problema muito recorrente em empresas com filiais. Apesar de ter uma marca, não há uma diretriz de seleção padrão, o que é altamente prejudicial à empresa já que grandes corporações prezam por missão, visão e valores seguidos à risca por seus parceiros empreendedores. 

A preocupação na falta de padronização de processos está no comprometimento da cultura organizacional da marca, abrindo brecha para que o serviço prestado em uma filial seja inferior a outra. Nesse caso quem acaba prejudicada é a marca como um todo. 

Vale então construir junto ao setor de recursos humanos um modelo de recrutamento padrão, que não comprometa a qualidade do processo em nenhuma das demais extensões da empresa.

4 – Gestor não tem visão do processo como todo

Entre os desafios do recrutamento, sem dúvidas precisamos citar a falta de controle e gerenciamento do processo como um todo. Empresários e chefes de setor não estão conseguindo interferir e analisar cada etapa dos trâmites de contratação. 

E isso é um risco, porque:

  • prejudica a compreensão das competências do candidato
  • interfere na qualidade do processo
  • gera custos que podem não atrair retornos
  • provoca ruídos de comunicação entre cada etapa
  • compromete o propósito da seleção

O ideal aqui é que o gestor conte com uma equipe de RH entrosada, comunicativa e tecnológica. Vale muito a pena aderir a sistemas de automação, como o SAP SuccessFactors, que emitem relatórios transparentes sobre cada momento da seleção. Eles revelam todas as ações desenvolvidas e economizam muito tempo, dinheiro e trabalho útil da empresa. 

5 – SLA de vagas estoura

Como em praticamente tudo, no mundo dos negócios, tempo é dinheiro e preservá-lo é uma atitude de muita sabedoria e inteligência. Diante disso, um dos desafios do recrutamento no varejo é também o fato do prazo para contratação estourar. 

A ocupação de uma vaga é uma ação necessária, já que demanda impactos na produtividade e rendimentos da empresa. Fazer um processo seletivo às pressas é um grande risco, então a melhor maneira de cumprir os prazos é com um bom planejamento. 

Usar tecnologias que promovam um acompanhamento geral de todo processo também evita surpresas em etapas finais que possam atrasar a contratação e tornar a seleção mais demorada e cara. E o módulo de recrutamento do SAP SuccessFactors é ideal para auxiliar neste importante processo, a solução permite que todas as etapas do processo de recrutamento sejam conduzidas de maneira simples e eficiente, desde a aprovação da vaga até a efetiva contratação, mesmo que o número de candidatos seja elevado. 

Agora é com você! Não tenha medo de dedicar-se no planejamento dos seus processos de recrutamento. Essa estratégia é a melhor maneira de encontrar pessoas certas para trabalhos ideais. Sua empresa só tem a crescer com todas essas dicas. 

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, deixe registrado nos comentários abaixo. Se quiser saber mais sobre como o SAP SuccessFactors pode melhorar o dia a dia dos recrutadores de sua empresa, fale conosco http://hrst.com.br/contato/  nós podemos te ajudar!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.