Blog

Por que investir em planos de carreira, desenvolvimento e sucessão?

  |   Recursos Humanos, SAP SuccessFactors   |   No comment

A organização que desenvolve pessoas, cuida do seu principal ativo. É a partir delas que todos os processos, as operações e os resultados acontecem. Por esse motivo, é essencial o investimento em planos de carreira, desenvolvimento e sucessão.

Desenvolver pessoas significa obter retorno sobre o investimento de cada contratação. E diante de um mercado que muda constantemente, o desenvolvimento individual e coletivo permite acompanhar as transformações que ocorrem.

O êxito dos colaboradores é a base de qualquer negócio de sucesso, portanto, somente uma gestão de pessoas focada nas necessidades de todos — empresas e profissionais — é capaz de desenvolver a organização de modo completo.

Continue a leitura e veja por que é importante investir em planos de carreira, desenvolvimento e sucessão. Saiba como gerenciá-los de forma eficaz!

O papel do RH no desenvolvimento das pessoas

O desenvolvimento do capital humano significa proporcionar crescimento à empresa. Por meio dele, cria-se uma base sólida de capital intelectual — reforçando o diferencial competitivo da organização.

Quando há o desenvolvimento de pessoas, gera-se efeitos positivos na cultura organizacional. Além de serem mais produtivos, os profissionais passam a gostar de trabalhar na corporação.

Como esse é um retorno sobre o investimento da contratação, a empresa ganha:

  • Atração de talentos;
  • Redução de turnover;
  • Diminuição no absenteísmo;
  • Valorização da marca empregadora;
  • Crescimento;
  • Valor de mercado.

Diante dessa necessidade, a área de Recursos Humanos assume novas funções e responsabilidades. Uma delas é conhecer as metodologias e ferramentas que identificam e retêm talentos.

Plano de carreira

O plano de carreira é uma das formas de promover o desenvolvimento de seus colaboradores. Com a crescente competitividade entre as empresas e profissionais, além das mudanças no mercado, todos devem estar em constante aperfeiçoamento.

É nesse sentido que o plano de carreira auxilia a organização. Ele direciona pessoas para um patamar mais competitivo e, ao mesmo tempo, oferece as ferramentas para que elas superem os obstáculos.

Promover o plano de carreira entre seus colaboradores contribui ainda com o aumento da produtividade e retenção de talentos. Assim sendo, discuta objetivos profissionais e realize avaliações de desempenho.

Plano de desenvolvimento

O plano de desenvolvimento é complementar ao de carreira. Ele viabiliza alcançar objetivos de carreira de curto e longo prazo, além de contribuir com a produtividade dos colaboradores por meio de uma abordagem estruturada.

Por meio de uma avaliação de competências e habilidades, torna-se possível identificar quais são necessárias para os resultados da organização, mas que não estão presentes.

Baseado nesse resultado, a empresa pode implementar um programa de educação corporativa, realizar parcerias com instituições de ensino ou estimular mentoring. Tudo isso sem esquecer de fortalecer os pontos positivos que já existem entre as pessoas.

Plano de sucessão

A união das estratégias acima pode resultar no plano de sucessão — algo que deve ser cuidadosamente definido e implementado em qualquer empresa. O impacto da saída de um colaborador-chave pode comprometer seus resultados!

Uma pesquisa do instituto Equilar revelou que o tempo médio para a aposentadoria, dos principais executivos das companhias presentes no índice de ativos Standard & Poor’s 500, caiu de 6 para 5 anos.

Esse dado mostra que é cada vez mais curto o tempo de preparo para identificar e desenvolver pessoas que possam assumir posições estratégicas dentro da organização — algo que custa menos e é mais eficaz que trazer um líder de fora.

Como medir o potencial dos colaboradores

Listamos alguns testes psicológicos que podem nortear o processo de desenvolvimento de talentos, possibilitando uma avaliação completa e baseada em critérios objetivos e subjetivos. Confira:

DISC

O colaborador responde um questionário com 40 perguntas — sendo que cada uma é composta por quatro alternativas — e aponta qual opção é a que mais o representa. O resultado mostra as principais características de sua personalidade.

D-Potencial

Esse questionário apresenta 100 questões, mas com apenas duas alternativas para cada. O candidato escolhe a que mais o representa e, por meio das respostas, é possível avaliar noção de gerenciamento de tempo, modo de lidar com mudanças, nível de flexibilidade e outras características.

Quati

Ideal para avaliar a capacidade de tomar decisões. Seis situações que podem ocorrer no ambiente de trabalho são apresentadas no teste. Cada uma possui 15 pares de afirmações e o avaliado deve escolher àquelas que mais se aproximam de suas atitudes diante do cenário apresentado.

CPI 260

Teste com 260 questões dissertativas que apresentam a forma como o profissional avaliado se vê e reage a diferentes situações. O resultado determina um estilo, que pode ser implementador, inovador, visionário ou incentivador.

9 BOX

Essa matriz possibilita que a empresa tenha uma visão precisa e abrangente dos recursos humanos que tem — tanto no presente quanto no futuro. Ela é utilizada com frequência em planos de sucessão, treinamentos, bonificações e até desligamentos.

SAP SuccessFactors pode auxiliá-lo nesses processos

As transformações constantes no mercado também acontecem nas ferramentas utilizadas pelo RH. São elas que ajudam a gerar relatórios e apontar tendências, como os profissionais que estão preparados para determinadas posições estratégicas.

O software de gestão de pessoas SAP SuccessFactors possui módulos de Desempenho, Carreira e Sucessão. Por meio dessa ferramenta, você recebe um apoio constante no acompanhamento e desenvolvimento de seus profissionais.

Com SAP SuccessFactors, torna-se possível validar indicações e confrontá-las com as avaliações de desempenho já realizadas.

Toda forma de trabalho é complexa e saber lidar com cada uma é a missão da boa gestão de pessoas. Obtenha o retorno sobre o investimento de suas contratações e tenha o apoio de uma ferramenta!

Conheça outras vantagens do SAP SuccessFactors e prepare-se para investir em planos de carreira, desenvolvimento e sucessão!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.