Blog

Saiba como recrutar talentos com eficiência!

  |   Opinião, Sem categoria   |   No comment

Saber recrutar talentos é essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Escolher as pessoas certas para fazerem parte do quadro de funcionários faz toda a diferença não só na corrida contra a concorrência, mas também na manutenção de um bom clima organizacional e baixos índices de turnover.
 
Apesar da importância desse aspecto, fazer a seleção de maneira assertiva não é tarefa fácil. Um profissional que vá somar à empresa deve ter as habilidades necessárias para a vaga, além do perfil comportamental que se adeque à cultura da empresa.
 

Qual o perfil da força de trabalho atual?

 
Nos dias de hoje, a mão de obra é composta por três gerações distintas:
 
Geração X (nascidos entre a década de 60 e final de 70), que priorizam a segurança e tem forte vínculo com hierarquias;
 
Geração Y (nascidos entre a década de 80 e metade de 90), acostumados com a tecnologia, não aceitam muito bem a liderança vertical e buscam o crescimento pessoal, mesmo que isso signifique ter que mudar de emprego várias vezes;
 
Geração Z (nascidos a partir da metade da década de 90), que cresceram cercados pela tecnologia, são imediatistas e prezam a colaboração e trabalho em equipe.
 
Diante de uma mão de obra tão heterogênea, é preciso usar técnicas distintas na hora de contratar os próximos funcionários. Entenda melhor como recrutar talentos com mais eficiência:
 

Conte com a ajuda de um software de seleção para recrutar talentos

 
Recrutar talentos pode ser um trabalho cansativo, caro e que toma um tempo valioso. A contratação de um software de seleção vai ajudar a realizar essa tarefa. Se possível, escolha uma plataforma com armazenamento na nuvem, (o que aumenta a mobilidade dos dados), ferramentas modularizadas que possam ser usadas de acordo com as necessidades da empresa, e de rápida implementação.
 
Existem softwares que auxiliam essa jornada e diminuem o tempo de contratação e avaliação dos candidatos, são verdadeiros aliados para a atração, o engajamento e seleção. Aumentam a eficiência eliminado contratações fora do perfil desejado.
 
Um dos fatores mais importantes na contratação é transmitir a mensagem certa, no canal certo e no momento certo,  com uma metodologia de distribuição de cargos que garanta que seus cargos sejam oferecidos aos melhores candidatos.
 
Os softwares criam um processo de recrutamento de forma proativa, não reativa, são ferramentas de recrutamento fáceis de usar e permitem que os recrutadores possam focar em atividades de recrutamento estratégicas para ocupar lacunas de competência e preencher o pipeline de talentos para o crescimento futuro
 
recrutar talentos
 

Defina bem o perfil procurado

 

Para encontrar o funcionário ideal é preciso saber exatamente o que procura. Parece óbvio, mas muitas vezes é necessário um olhar cuidadoso para identificar exatamente as características técnicas e psicológicas que o profissional deve ter para ocupar a vaga com excelência.
 

Planeje a divulgação

 
Recrutar talentos de acordo com o desejado depende também de onde esse profissional é procurado. Procure identificar onde o perfil de pessoa que você precisa está: faculdades, cursos de pós-graduação, networking, sites e plataformas de emprego, redes sociais, etc.
 
Planeje a divulgação da vaga de forma cuidadosa e preste atenção ao prazo – se há urgência no preenchimento, sem esquecer de reservar um período para entrevistas. Contar com indicações internas também pode ajudar nesse processo
 
Conte com o auxilio dos softwares nessa fase de planejamento e divulgação, alguns incluem as vagas para mais de 3.000 fontes em mais de 80 países, incluindo as faculdades, universidades e redes sociais, e podem otimizar muito o tempo usado para divulgação, além de verificar entre os colaboradores da empresa um possível candidato para ocupar a vaga em aberto.
 

Faça uma triagem cuidadosa dos currículos

 

É natural que ao anunciar uma vaga, a empresa receba uma enxurrada de currículos que nem sempre correspondem ao perfil divulgado. É trabalho do recrutador fazer uma seleção acurada dessas informações, lembrando que não há tempo hábil de entrevistar todos os possíveis candidatos.
 
Com isso em mente, o profissional deve buscar diminuir ao máximo o número de pessoas que continuarão no processo seletivo. É importante analisar os currículos criteriosamente para otimizar tempo.
 

Prepare as entrevistas e os testes

 

Esse é o momento de conhecer melhor os candidatos e uma das etapas mais importantes do processo de recrutar talentos. Para que tudo corra bem, procure preparar as perguntas da entrevista com antecedência, sem esquecer nenhum tópico importante.
 
Também é nessa etapa que acontece a verificação do perfil comportamental dos candidatos. A aplicação de testes psicológicos ajudam a entender mais sobre os profissionais e identificar se ele vai conseguir se adaptar ao ritmo da empresa.
 

Acompanhe o funcionário mesmo durante a experiência

 

A fase de recrutar talentos não termina com a assinatura do contrato de admissão. Durante a experiência, o funcionário novo precisa de uma atenção especial para que consiga entender o ritmo de trabalho e as expectativas dos gestores.
 
Muitos pedidos de demissão acontecem ainda nos três primeiros meses, solicitados pela organização quando percebe que o profissional não atende às expectativas, ou pelo contratado que não gostou da política interna. Um acompanhamento mais próximo durante a adaptação pode evitar o problema.
 
Não esqueça que para recrutar talentos com eficiência, é importante ter um projeto de gestão de pessoas, que oferece um quadro claro do que a organização realmente precisa e que tipo de funcionário é o ideal para o alcance de metas. Assim, as contratações integram o planejamento corporativo.
 
Conheça o módulo SAP SuccessFactors  e tenha os melhores resultados nas próximas contratações de funcionários.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.