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Porque construir uma cultura voltada para funcionários e seus desempenhos?

O real objetivo de toda e qualquer empresa é melhorar seus resultados, aumentando a produtividade de sua equipe e consequentemente, seus lucros. Entretanto, para que esse objetivo seja alcançado existem muitas as possibilidades em que um gestor pode ter à mão para testar em sua equipe, seja por parte de melhorias de estrutura de trabalho, ações motivacionais, entre outros. Porém, o que mais impacta positivamente na estrutura e quadro de funcionários é a mudança de cultura dentro da organização, onde o capital humano deve ser priorizado e com isso, todas as ações devem possuir base no bem-estar e no desenvolvimento dos funcionários.

Primeiro, o que é cultura organizacional?

É importante entender a definição de cultura de uma organização. Cultura organizacional é o conjunto de valores, regras de conduta, morais e éticas e políticas de gestão que são implantadas e seguidas pela organização. Será a cultura que irá direcionar todas as ações dos colaboradores desde os de níveis de base da pirâmide até os gestores e diretores.

A cultura irá direcionar também as práticas e ações que são dotadas na gestão de pessoas e consequentemente, dos resultados alcançados. Por isso, é de extrema importância que a cultura esteja de acordo com os princípios que a empresa quer assumir para que a partir dela cada profissional seja orientado para realizar as suas tarefas.

Porque possuir uma cultura voltada aos colaboradores?

Visto a importância de estabelecer uma cultura clara, esta deve ser voltada ao maior capital da empresa, como já citado no começo do artigo: o colaborador. Será a equipe formada pelos profissionais que irá alcançar metas e objetivos, aumentando assim a produtividade e claro, os resultados globais da organização.

Por isso, investir e implementar uma cultura empresarial baseada no desenvolvimento e no desempenho dos colaboradores resulta em uma reação em cadeia: um profissional que age de acordo com a cultura e se sente parte integrante dela segue envolvido com suas tarefas e funções, e este sendo lapidado constantemente apresenta resultados que somam com os demais, resultando nos objetivos alcançados.

E dentro dessa proposta, instigar cada colaborador a dar o melhor de si propiciando ferramentas que fazem dele o próprio controlador de seu desempenho é uma opção viável e acertada. Investir em programas de competições e jogos baseados no sistema de gamefication como já citamos algumas vezes, de fato é o melhor caminho tanto para instigar o profissional a conseguir melhores resultados, pois esse sistema oferece feedback e recompensas pelo desempenho alcançado, o que atua como uma forte ferramenta para melhorias.

Claro que cada jogo ou sistema deve ser estudado e analisado para que possua características de acordo com o perfil de cada equipe e resultado desejado. Porém, é importante entender que basear a cultura para os funcionários e seus desempenhos é o passo mais acertado para que os colaboradores entendam a força que possuem e se sintam instigados a desempenhar o melhor, o que reflete nos resultados como um todo.


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