A sociedade em que vivemos está em constante transformação, sobretudo, por conta de tecnologias que surgem e ditam novas tendências.
De fato, muitas tarefas já vinham mudando a rotina dos gestores e das empresas no geral, mas o uso de novas ferramentas digitais teve um avanço ainda maior no ano de 2020.
Com a pandemia, a imersão tecnológica foi acelerada, principalmente no que diz respeito a necessidade da mudança para um RH digital, que atenda demandas atuais tanto das empresas como dos funcionários.
E o que uma situação de urgência em saúde mundial implementou é apenas o futuro que chegou antes e que, dificilmente, voltará aos moldes padrões das relações de trabalho que estávamos acostumados.
Por isso, colocamos nesse artigo os principais aspectos de como, em 2021, o RH será ainda mais digital, qual o comportamento que se espera dentro desse cenário e quais tecnologias serão fundamentais para garantir funções com otimização e processos melhores.
Quer entender e se atualizar sobre as tendências para esse setor? Então continue a leitura com os seguintes tópicos:
- O RH 2021: Informal, eficiente e focado em pessoas
- Seleção e treinamento online
- Gestão de pessoas orientada por dados
- RH 2021 mais estratégico
- Maior flexibilidade
- Novas tecnologias para a adaptação
O RH 2021: Informal, eficiente e focado em pessoas
A visão antiga de RH como um setor burocrático que garantia manter os documentos de funcionários em ordem, já não tem mais espaço.
Com o uso de novas tecnologias, as tarefas desse setor tendem a ser cada vez mais automatizadas em 2021.
Certamente, a burocracia é comum no RH muitas vezes por questões legais, mas grande parte por falta de uma mentalidade aberta para novas tendências.
Entretanto, o cenário pandêmico de 2020 quebrou muitas barreiras em relação a mudar processos.
Assim, tudo tem sido reestruturado e arquitetado para priorizar o home office e todos os benefícios que estão aliados a ele, o que serviu de aprendizado para muitas empresas que experienciaram pela primeira vez o trabalho remoto, sem a constante vigilância no trabalho da equipe.
De forma mais eficiente, o incentivo ao autogerenciamento e ao desenvolvimento de aptidões pessoais veio para ficar em 2021 e nos próximos anos.
Isso, porque é possível coordenar os colaboradores fazendo um acompanhamento dos resultados através de ferramentas digitais.
Em contrapartida, os colaboradores têm autonomia para gerenciar suas tarefas, obtendo acesso aos materiais de trabalho com a computação em nuvem.
Inegavelmente, toda a rotina de interação e produtividade à distância já foi estabelecida para o presente e futuro das organizações.
Consequentemente, o bem-estar dos colaboradores é preservado, visto que podem estar em um ambiente sem riscos para a saúde, próximos da família e com um tempo extra que ganham ao não precisar se deslocar.
Seleção e treinamento online
Já que representam gastos de tempo e dinheiro, os treinamentos e processos seletivos deverão ser mais assertivos e eficazes.
Para que o funcionário ou candidato não precise se deslocar, os processos serão feitos em plataformas e ferramentas que as empresas adotaram, para facilitar o recrutamento e ainda manter o colaborador atualizado e em constante aprendizado.
Essas plataformas também irão permitir que a gestão de talentos seja possível de uma maneira mais focada, com reuniões objetivas e orientação para os conteúdos disponibilizados.
Nesse sentido, algumas empresas estão desenvolvendo plataformas educativas e utilizando a gamificação como recurso para aumentar o engajamento dos colaboradores no aprendizado.
Um dos conceitos retirados do universo dos games é o de recompensas, em que as empresas podem medir a pontuação do funcionário para o alcance de pequenas bonificações estipuladas.
Assim, o indicativo é que, para o próximo ano, uma boa gestão de equipes seja sinônimo de disponibilizar ferramentas e conhecimentos que possibilitem a melhor execução do trabalho.
Gestão de pessoas orientada por dados
Como uma das tendências para 2021 é que o home office seja difundido ainda mais, as decisões não podem ser feitas com base em intuições do convívio diário. É preciso garantir que o desempenho de cada colaborador seja medido em conformidade com os dados disponíveis.
Por isso, o uso de dados será fundamental para tomar decisões na empresa, identificar padrões, acompanhar a produção da equipe, otimizar processos, melhorar a segurança das informações e até ajudar no desenvolvimento de novas estratégias.
Embora pareça difícil medir a produtividade de cada colaborador a distância, essa é uma tarefa simples e mais eficaz quando se usa ferramentas digitais como recursos.
Assim, mostra como o papel analítico do RH será mais direcionado e assertivo.
RH 2021 mais estratégico
O principal fator para o RH mais digital em 2021 é a mudança do comportamento humano, mediante as transformações digitais.
Assim, a tecnologia desempenha o papel de facilitadora de processos para deixar os gestores mais livres a fim de desenvolver análises e ações assertivas.
Isto é, a utilização de planilhas ou ferramentas que se limitam a tarefas, como fechamento de controle de ponto, folha de pagamento, entre outros; abrem espaço para profissionais de gestão estratégicos e ativos.
Ao mesmo tempo, existem softwares que possibilitam automatizar cálculos de comissões, horas extras e faltas, permitindo que o setor consiga evoluir.
Estratégias que têm sido muito eficazes, por exemplo, são os recursos de gamificação para o engajamento da equipe, como já mencionado, bem como o crescimento do employer branding para difundir os valores e identidade da empresa entre contratados e novos candidatos.
Maior Flexibilidade
O mercado de trabalho atual está sendo alimentado por dois tipos de gerações: a geração Y (nascidos entre 1982 e 1994) e a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010).
A geração Y, os millennials, são os nativos digitais em que a tecnologia já faz parte de suas rotinas. Eles viveram a época analógica e migraram para o mundo digital.
Por outro lado, a geração Z, os centenials, já nasceram dentro de uma sociedade digital e, por isso, são multitarefas.
Mas o que isso tem a ver com o RH do futuro? Essas gerações representam quebras de paradigmas que se refletem nas relações de trabalho.
Os profissionais atuais não se preocupam apenas com salários, mas também com as ferramentas que a empresa disponibiliza, se as suas demandas dialogam com o estilo de vida e se poderão ter flexibilidade na rotina.
Portanto, o papel da liderança muda, precisando exercer uma comunicação maior, dando autonomia e autogerenciamento.
Além disso, é preciso um olhar atento do RH para entender o que mais impacta na produtividade dessas gerações. Encontrando caminhos para que os interesses da empresa estejam atrelados aos dos funcionários.
Novas tecnologias para a adaptação
Vimos que muitos fatores impulsionaram a mudança do RH para um rumo mais digital em 2021, mas você pode estar se questionando por onde começar para se adaptar a essas mudanças e tornar o seu RH mais digital também?
Em primeiro lugar, é preciso entender que o escritório pode estar em qualquer lugar, não só preso às estruturas físicas da empresa.
Por esse motivo, modernizar os processos é fundamental. Isso é possível mudando a forma de gerenciar, de coordenar as equipes, de treinar e selecionar novos talentos.
Estar atualizado sobre as tendências e novas tecnologias do mercado é essencial. Afinal, elas são protagonistas em um RH digital.
Em resumo, busque na otimização de processos e invista em tecnologias que facilitem o trabalho, sobretudo na computação em nuvem.
Nesse sentido, um serviço de RH em nuvem permite engajar os colaboradores, transformar o setor e melhorar a experiência dos funcionários.
Vale ressaltar que ainda é possível gerenciar a hierarquia de acesso à informação, independentemente de onde se encontrem, em qualquer dispositivo e com gestão eficiente.
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