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Soft skills e hard skills: como identificá-las no processo seletivo?

SAP SuccessFactors

Soft skills e Hard Skills

Soft skills e hard skills são termos utilizados para separar diferentes aptidões apresentadas por cada profissional. Em processos seletivos, possibilitam a avaliação mais precisa dos candidatos.

Ao longo da história da área de Recursos Humanos, candidatos eram avaliados quase que exclusivamente por suas hard skills, ou seja, habilidades quantificáveis. No entanto, o mercado mudou e outras qualidades ganharam relevância.

Uma delas é a resiliência, que diz respeito à capacidade de se manter firme e não ceder à pressão, independentemente da situação. Essa é uma entre tantas soft skills que fazem parte do conjunto de exigências que a empresa pode exigir do profissional.

Nos próximos tópicos, detalhamos esses termos e apresentamos os critérios para que você e sua equipe saibam como identificar soft skills e hard skills no processo seletivo.

O que são soft skills e hard skills?

Habilidades mensuráveis, as hard skills podem ser aprendidas por meio de cursos, treinamentos, workshops e livros. Certificações e diplomas reconhecem e comprovam uma hard skill, como graduação, especialização ou curso técnico.

De modo geral, o currículo vem destacando as principais hard skills de cada candidato. Algumas são determinantes para o cargo que se pretende ocupar, como formação na área ou fluência em outro idioma.

Já as soft skills são as habilidades subjetivas dos indivíduos. Elas têm a ver com aspectos como personalidade e valores — algo importante, pois influenciam nas relações interpessoais. Dentre elas, destacamos ética, boa comunicação e espírito de equipe.

A questão é que as soft skills não costumam vir no currículo e, sinceramente, é estranho que alguém se autodenomine, por exemplo, paciente ou dinâmico. Mesmo que venham listadas, não podem ser facilmente comprovadas por meio de uma rápida análise.  

Como identificá-las no processo seletivo?

A identificação de soft skills e hard skills é necessária para que a contratação seja a mais adequada para os objetivos organizacionais. Veja como fazer isso nos tópicos a seguir:

Mapeie as soft skills e hard skills desejadas

A equipe de RH deve elaborar uma lista com as soft skills e hard skills necessárias para cada posto de trabalho. Para tal, devem ser considerados o nível de interação desejado e características relacionadas com a cultura organizacional.

Coloque-as na descrição de cada vaga

Como o objetivo da organização é atrair talentos com as soft skills e hard skills mapeadas, elas devem ser apresentadas nas descrições das vagas.

Elabore testes de comprovação

Para as hard skills, elabore testes de comprovação de conhecimento e peça auxílio das respectivas áreas dentro da organização. Solicite ainda, dos candidatos, as cópias das certificações e verifique se as instituições são reais e confiáveis.

Utilize a entrevista para identificar as soft skills

Entrevistas individuais ou dinâmicas de grupo facilitam a identificação das soft skills. Observe com bastante atenção o modo como os candidatos se relacionam e a postura adotada por cada um.

Realize simulações que evidenciam as habilidades

Questione os candidatos sobre a maneira como reagiriam diante de diversas situações. Você também pode aplicar testes de perfil comportamental.

Grandes talentos têm, além das capacidades técnicas, inteligência emocional. Por isso, você e sua equipe devem identificar as soft skills e as hard skills desejadas pela organização entre os candidatos.

Para auxiliá-lo nesse processo, utilize uma ferramenta como o SAP SuccessFactors. Ela possui um módulo de recrutamento que facilita a procura de candidatos e orienta recrutadores para reduzir custos e tempo.

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