BLOG

Tendências para RH em 2022

Vivemos em uma Era em que o RH precisa ir além das tradicionais metodologias que conciliam os interesses dos funcionários e da organização.

Sem dúvidas, o ativo humano se tornou o centro das atenções em uma empresa e, para geri-lo de forma eficiente, é necessário contar com ferramentas que melhorem os processos.

Nesse contexto, os gestores de Recursos Humanos precisam ter a mente aberta para as novidades que surgem todos os anos.

Então, desde o recrutamento e seleção de candidatos até o momento do desligamento do funcionário, é fundamental conhecer as tendências.

Para envolver você nas novidades para o próximo ano, nesse artigo, separamos 8 tendências que devem chegar em 2022 para dar aquele upgrade na gestão do RH.

Continue a leitura e fique por dentro das boas novas!

1. People Analytics

O People Analytics se trata de um modelo de gestão que consiste no uso de sistemas especializados para coletar e analisar os dados dos funcionários da sua empresa.

Com isso, os gestores de RH passam a ter melhor entendimento sobre o papel de cada colaborador dentro do negócio.

Através desses sistemas, o RH se torna mais estratégico, com processos otimizados de forma a diminuir o turnover, aumentando a atração de talentos.

O interessante do People Analytics é que essa metodologia realiza um scanner dos funcionários de forma individualizada.

Então, além de ser importante para conhecer melhor os profissionais que já fazem parte da empresa, o People Analytics é bastante útil para recrutamento e seleção.

Isso porque, essa metodologia é baseada em cruzamento de dados, então a empresa poderá encontrar candidatos que combinem perfeitamente com a vaga.

O People Analytics é um conceito relacionado a big data, business intelligence e inteligência artificial.

Então, com esses recursos, é possível tomar decisões mais assertivas, fora dos níveis de achismo.

2. Inteligência Artificial

A inteligência artificial é aplicada em diversos processos dentro de uma empresa e a tendência para 2022 é utilizar esse recurso no RH.

Atualmente, os sistemas conseguiram evoluir até o nível de promover mais facilidades para a execução das atividades do dia a dia.

Esses softwares são desenvolvidos baseados em Machine Learning, uma tecnologia que otimiza diversas ações.

Então, por exemplo, ao invés de receber uma pilha de currículos na sua mesa, que tal solicitar o envio da versão digital do documento ao candidato e ter uma tecnologia para fazer a análise das informações?

Para as contratações em massa, essa é a solução ideal para tirar o RH do sufoco.

Afinal, ao recorrer a um banco de dados inteligente, o direcionamento no recrutamento ocorre de maneira mais simples, visto que já há uma seleção de candidatos alinhados com as necessidades da vaga. 

Com isso, as contratações se tornam mais velozes e assertivas.

3. Gamificação

Em 2022 a tendência é deixar os processos mais leves e estimulantes, para que os colaboradores possam se sentir mais à vontade e envolvidos nas ações da empresa.

Para isso, a gamificação é uma opção bastante interessante para esse fim.

Basicamente, a gamificação consiste na inserção de jogos para contribuir no desenvolvimento de uma competição saudável entre os colaboradores.

Dessa forma, é possível potencializar a produtividade da equipe e aumentar a satisfação dos funcionários.

4. Employee experience

Se você deseja que os seus funcionários entreguem resultados satisfatórios, é fundamental que os mesmos se sintam motivados e felizes em seus postos de trabalho.

Nessa realidade, surge como tendência, para os próximos anos, o employee experience (EX).

Através do EX, as decisões dos Recursos Humanos passam a focar nas necessidades e experiência do profissional na empresa.

Trocando em miúdos, esse conceito consiste na análise das experiências vividas pelo colaborador dentro da empresa ou em sua jornada profissional.

Dessa forma, o RH consegue identificar os pontos negativos e positivos.

Então, com as ações do employee experience, a empresa conseguirá melhorar a experiência dos colaboradores no ambiente de trabalho.

A adoção dessa metodologia contribui bastante para o aumento do engajamento dos colaboradores, redução das taxas de turnover e retenção de talentos.

Sem dúvidas, uma empresa com profissionais motivados e que se sentem confortáveis é o melhor caminho para conseguir um crescimento saudável e orgânico da marca.

5. Home office e trabalho híbrido é uma das tendências para o RH 2022

A pandemia do coronavírus intensificou um processo que era visto por muitos como aplicável somente no futuro: trabalho remoto.

É claro que existiam pessoas que já trabalhavam assim, entretanto, o número de funcionários remotos saltou de 2020 para cá e a tendência é manter a curva de crescimento.

Então, será cada vez mais comum que pessoas que trabalham em escritórios passem a adaptar suas atividades para home office.

Sem dúvidas, o home office e o trabalho híbrido podem trazer ganhos produtivos e redução de custos operacionais.

Além disso, a possibilidade de trabalho remoto em uma empresa permite o recrutamento de pessoas qualificadas mesmo que elas morem longe do seu negócio.

Bem, independente do modelo do negócio, essa tendência poderá aplicar-se tanto no RH quanto em outros setores da empresa.

Afinal, o que não faltam são ferramentas tecnológicas que permitem uma interação entre os funcionários tão boa quanto no trabalho presencial. 

6. Maior flexibilização dos horários

E por falar em flexibilização do local de trabalho, para 2022, a flexibilização do horário também é uma tendência.

Nesse modelo, que está cada vez mais sendo utilizado pelos RHs das empresas, a jornada de trabalho não conta com um horário fixo.

Basicamente, a avaliação de desempenho e produtividade pode ser feita por demanda, através das entregas realizadas.

Nessa realidade, a flexibilização de horário permite que os colaboradores cumpram as atividades nos momentos em que estiverem mais dispostos.

Mas atenção: essa flexibilização depende bastante das atividades que seu funcionário desenvolve pelo.

Existem cargos que exigem o horário administrativo, então, é necessário ter cautela ao permitir quem são os colaboradores que podem trabalhar no modelo flexível.  

7. Treinamentos online são uma das tendências para o Rh em 2022!

Os cursos e treinamentos online estiveram em alta em 2020, com o distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus e seguem como tendência para 2022.

O interessante é que os treinamentos online são mais flexíveis, com vídeo aulas que podem ser gravadas e assistidas em qualquer horário.

Além disso, a eficácia dos treinamentos a distância é bastante similar com os presenciais.

Então, para o próximo ano, o RH deve investir em cursos e treinamentos online, para garantir a capacitação dos profissionais que fazem parte da empresa.

8. Gerenciamento de pessoas em tempo real

Para estar à frente no mercado tão competitivo que vivemos hoje, é fundamental que as decisões sejam feitas cada vez mais rapidamente.

Nessa realidade, ter em mãos informações sobre a gestão de pessoas de forma eficiente pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Isso porque, é mais fácil aumentar a previsibilidade para o processo de tomada de decisão.

Além disso, com informações em tempo real, o RH poderá realizar as suas atividades de forma mais ágil.

Por isso, para 2022, a tendência é incrementar sistemas que podem se integrar a uma série de outras tecnologias de gestão, para aumentar a capacidade de processamento e interpretação dos dados em tempo real.

Conte com a HRST para seguir as tendências de RH em 2022!

As análises manuais gastam muito tempo dos profissionais de Recursos Humanos e é por isso que a automação das ferramentas precisa ser prioridade para 2022.

Sem dúvidas, por meio do investimento em ferramentas digitais, a sua empresa poderá mudar completamente a forma como as atividades são geridas.

E para isso, então conte com a HRST!

Somos especialistas em SAP, oferecemos soluções para otimizar e automatizar os processos de RH das empresas.

Então, desde o Core até a gestão de talentos, estamos presentes com soluções completas que acompanham o ciclo de vida do colaborador.

Comece agora mesmo uma perfeita transformação digital do seu RH para dar o start em 2022 de vento em popa!

Entre em contato conosco e descubra qual a melhor solução para o seu negócio.

Categorias

Categorias

Recentes

Tendências para RH em 2022
Artigos RH

Tendências para RH em 2022

Vivemos em uma Era em que o RH precisa ir além das tradicionais metodologias que conciliam os interesses dos funcionários e da organização. Sem dúvidas,

Leia mais »