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Avaliação de desempenho dos colaboradores em tempos de trabalho remoto

O trabalho remoto se expandiu rapidamente diante da pandemia do novo coronavírus, exigindo que profissionais, bem como empresas se adaptassem ao “novo normal”. Isso fez com que, além de outras atividades, o setor de Recursos Humanos (RH) tivesse a missão de avaliar, mas também de medir o desempenho dos colaboradores, remotamente.

A tecnologia vem para auxiliar esses profissionais a tornarem essas adaptações mais assertivas, por isso é preciso estruturar um plano de metas e desempenho completo que entregue retornos construtivos e objetivos claros aos seus colaboradores que estão em home office.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como avaliar o desempenho de seus colaboradores que estão atuando em trabalho remoto e quais critérios você precisa considerar durante a avaliação. Então, continue acompanhando e boa leitura.

Confira os tópicos deste artigo:

  • O que é a avaliação de desempenho?
  • Tipos de avaliação de desempenho remoto;
  • Fazendo a avaliação de desempenho de trabalho remoto

1- Defina o que você vai avaliar;

2 – Defina objetivos;

3 – Estruture os questionários;

4 – Comunique aos colaboradores;

5 –  Dê feedbacks.

  • Software para avaliação.

O que é a avaliação de desempenho?

Diversas empresas precisaram alterar seu modo de trabalho devido à pandemia da Covid-19. Por isso, muitos profissionais passaram a trabalhar remotamente, ou home office, modificando tanto suas rotinas como a da empresa. Contudo, mesmo tendo muitos benefícios, como a redução de custo, tanto para o funcionário como para a instituição e a flexibilização de horário, alguns gestores estão apreensivos em como avaliar o desempenho de seus colaboradores.

Isso acontece porque muitos gestores têm dúvidas se os resultados que estão sendo entregues estão realmente corretos; se a performance dos profissionais está dentro do que é esperado e se a empresa está alcançando seus objetivos. É aí que entra a avaliação de desempenho, ferramenta muito utilizada pelo setor de gestão de pessoas, e que visa mensurar as atividades desempenhadas pelos trabalhadores durante um certo período de tempo.

A análise é feita com base nos acordos entre os profissionais e a empresa durante o período pré-estabelecido para avaliação. Assim, tem-se como critério alguns pontos: cumprimento das atividades propostas; metas do setor; características da empresa e o potencial de cada profissional.

Tipos de avaliação de desempenho dos colaboradores em trabalho remoto

Vamos explicar quais tipos de avaliação de desempenho remoto podem ajudar na análise dos resultados dos colaboradores que estão atuando por meio de trabalho home office. Para saber qual método deseja empregar, é preciso conhecer cada um deles.

I) Avaliação direta em 90º

Essa modalidade consiste no gestor avaliar diretamente seus colaboradores. Para isso, ele, juntamente com os recursos humanos, deve usar a avaliação em 90 graus. Assim, é possível ser objetivo, sem intermediários e obter resultados mais exatos, sejam eles positivos, negativos ou neutros.

Isso faz com que a eficiência aumente, uma vez que o trabalhador poderá ouvir o resultado apresentado pelo gestor e corrigir ou melhorar os pontos que necessitarem. Além disso, tende a melhorar o diálogo entre profissional e empresa, já que ambos terão conhecimento dos objetivos que desejam que a organização alcance.

II) Avaliação conjunta em 180º

Já essa modalidade consiste em uma participação igualitária entre gestor e trabalhador, ou seja, durante a avaliação em 180 graus, os dois irão passar por esse processo juntos, avaliando e buscando alternativas para melhorar os resultados.

Essa avaliação permite maior flexibilidade e diálogo entre as duas partes, diminuindo a hierarquia inflexível da empresa.

III) Avaliação em 360º

Enquanto isso, a avaliação em 360 graus consiste em uma flexibilidade ainda maior entre gestor e trabalhador. Nesse tipo de análise, líderes, profissionais, todas as equipes que integram o sistema, e, em alguns casos, até os clientes, acabam participando do processo. Após a avaliação ser concluída, são comparados os resultados obtidos de forma a avaliar todas as considerações apontadas.

Isso permite um retorno significativo para a empresa, uma vez que ela tem uma visão macro do processo. Além disso, possibilita adotar ações mais assertivas, não somente para um setor específico, mas para todos os segmentos que somam esforços para o crescimento do negócio.avaliação de desempenho

IV) Autoavaliação

Este último método, como o nome já sugere, permite que o próprio profissional avalie seu desempenho. Mas, para que essa análise funcione corretamente, é necessário que a empresa tenha um questionário de avaliação pré-definido, de modo que o trabalhador siga as etapas e apresente respostas que atendam aos objetivos da instituição.

Fazendo a avaliação de desempenho dos trabalhadores em trabalho remoto

Diferente do que se pensa, o conceito de avaliação de trabalho remoto é o mesmo de uma avaliação de modo presencial, o que se sobressai é o resultado que a empresa espera obter de seus profissionais no final de um determinado período.

Antes de iniciar uma avaliação, o gestor deve definir os objetivos que deseja alcançar. Sendo assim, é necessário elaborar metas precisas e eficientes, a quantidade esperada que cada profissional deve alcançar, bem como esse resultado será mensurado.

Confira abaixo cinco orientações para fazer uma boa :

1- Defina o que será avaliado

a) Comprometimento e responsabilidade

Durante o regime de home office, é de extrema importância que o trabalhador tenha comprometimento e responsabilidade com suas atividades, de modo a cumprir com seus afazeres visando atingir os objetivos da equipe e da empresa.

b) Comunicação eficiente

O trabalhador precisa repassar informações claras e eficientes, além de saber interpretar as informações recebidas. A comunicação é essencial, e, para isso, a tecnologia veio como um facilitador desse processo. Falhas podem acontecer, resultando em perda de tempo e recursos, por isso, quanto mais objetivas forem as informações, menos erros surgirão.

c) Resultados

Ter bons resultados é o principal objetivo que a empresa deseja do colaborador. É ele que demonstra o profissionalismo e empenho desse trabalhador mesmo diante do regime de trabalho remoto.

2 – Defina objetivos

Definir os objetivos é o primeiro passo para ter um bom planejamento empresarial, pois é através deles que serão identificadas as métricas a serem avaliadas e como proceder diante dos resultados obtidos.

3 – Estruture os questionários

Estruture os questionários de avaliação de desempenho com perguntas, o que irá explorar, mas também qual será o modo de avaliação. Em geral, são utilizadas escalas, como de 0 a 10; 1 a 5 estrelas; insatisfatório e excelente, entre outros exemplos.

4 – Comunique aos colaboradores

Depois de definidos todos esses critérios, comunique aos colaboradores, individualmente ou coletivamente, sobre o que será feito. É importante que sua mensagem seja clara e além disso, que todos estejam cientes e envolvidos.

5 –  Dê feedbacks

Ao concluir a análise da avaliação, dê um retorno aos colaboradores sobre os resultados obtidos. Esse feedback deve ser individual, isto é, de modo a manter a privacidade de cada entrevistado. Tente tornar esse tipo de prática comum na empresa, sendo realizado a cada seis meses ou de acordo com a necessidade.

Software para avaliação do desempenho dos colaboradores em tempos de trabalho remoto

Tente manter um padrão no modo de elaborar, mas também de aplicar essas avaliações de desempenho. Para isso, conte com softwares que auxiliam na organização e no gerenciamento desses questionários. A HRST Brasil é uma consultoria SAP especialista em RH, que fornece soluções para otimizar e automatizar os processos de recursos humanos das empresas.

Os módulos do SAP SuccessFactors, solução em nuvem, são perfeitos para a transformação digital dos RHs que buscam mais autonomia, produtividade, bem como mobilidade e segurança na gestão do RH. Então, para conhecer mais sobre essas ferramentas, entre em contato.

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