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Integração digital: Como se manter humanizado mesmo a distância?

Devido ao advento da pandemia do coronavírus, diversos setores da sociedade precisaram se adaptar para resolver situações a distância, e a tecnologia tem sido uma grande aliada.

Nesse contexto, o uso da tecnologia para a integração de novos colaboradores é uma realidade frequente desde o ano passado.

As empresas hoje operam com boa parte dos seus colaboradores em suas casas, realizando reuniões remotas, atividades em aplicações colaborativas, entrevistas de emprego online, e muitas outras tarefas.

Bem, é muito mais fácil para aqueles que já são da casa se adaptarem ao home office e realizarem as suas tarefas.

Entretanto, novos funcionários ainda não compreendem os processos e são isentos da vivência presencial da empresa.

E então, como eles ficam nessa história?

Diante desse cenário, o RH participa ativamente da integração desse funcionário, a fim de incorporar esta pessoa e fazer com que esse colaborador se sinta parte da empresa.

Mas essa tarefa não é tão fácil. Esse é um dos maiores desafios para quem trabalha com gestão de pessoas.

Esse acolhimento para fazer com que o novo membro da equipe seja parte real da empresa pode ser bem desafiador.

Mesmo diante desse mar de incertezas e dúvidas que pode ter surgido na sua mente, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar.

Nesse artigo separamos dicas valiosas para você realizar com sucesso a integração dos novos funcionários de forma digital sem perder a humanização.

Continue a leitura do artigo para aprender!

Por que humanizar a integração digital?

A primeira coisa que você deve saber é que as tendências voltadas para as inovações digitais estão tomando proporções que atingem a todos os setores da empresa, inclusive o RH.

Nesse cenário, é importante destacar que mesmo com a volta da normalidade das atividades, muitas organizações ainda apostarão no modelo de trabalho híbrido.

Essa experimentação digital foi um grande passo para diversas empresas, que hoje enxergam vantagens em manter parte dos seus funcionários de escritório operando home office.

Por isso, tendo em vista essa decisão, o setor de recrutamento, seleção e integração precisará de uma adaptação permanente.

Nesse sentido, muitas atividades relacionadas a integração desses colaboradores poderão ser impactadas.

Vamos conhecer agora como tornar esses processos digitais mais afáveis, para criar uma atmosfera de integração real desses colaboradores.

Ações para tornar a integração digital mais humanizada

É necessário que a equipe de RH compreenda que a integração de um colaborador começa antes mesmo da contratação.

Nesse sentido, desde a fase de recrutamento a empresa precisa montar estratégias, utilizando bastante criatividade e ferramentas digitais, para conseguir captar talentos que tenham perfis compatíveis com a cultura da empresa.

Mesmo lidando com a distância, é preciso ser bastante cauteloso e deixar bastante explícito os objetivos e metas da empresa.

Dessa forma, os candidatos já conseguem identificar o modelo de trabalho dessa organização.

Claro que realizar uma seleção assertiva é algo desafiador, entretanto, o momento da integração pode ser ainda mais.

Isso porque proporcionar ao novo colaborador um panorama 360° da empresa, sem que esse nunca tenha pisado os pés no local de trabalho, nem tenha olhado nos olhos dos seus colegas e supervisores, pode ser bem difícil.

Entretanto, fazer com que esse novo profissional vista a camisa da empresa e se sinta parte dela não é impossível.

A tecnologia está aí para otimizar os processos e as pessoas que fazem parte da empresa, em especial o RH, são os grandes responsáveis por humanizar a integração digital.

Listamos aqui 5 dicas de ouro para você humanizar a integração digital, acompanhe:

1.     Coloque o novo colaborador em contato com os colegas

Aquela passadinha na sala ou na mesa dos colegas para apresentar o novo membro não é mais uma realidade para todos os recém contratados.

Essa cultura que pode ser o primeiro contato pode ser feita de outra forma.

O importante é que este conheça quem são as pessoas que compõem a sua equipe.

Videoconferências para a apresentação das áreas e seus respectivos funcionários é uma ótima oportunidade para os novos membros se apresentarem.

A cordialidade dos colaboradores da casa é de suma importância para que os recém chegados se sintam integrados a empresa. Por isso, não se esqueça de programar ao menos um pequeno “tour virtual” pelos setores.

2.     O acolhimento nos primeiros meses é indispensável

Uma única apresentação não será suficiente para que o novo funcionário se sinta parte da equipe.

Este é um processo um tanto extenso, isso porque existem pessoas que demoram meses até se sentirem à vontade no trabalho.

Por isso, não resuma o onboarding a apenas uma semana.

É de suma importância manter o acolhimento e aculturamento desse novo colaborador por um tempo maior, até perceber o seu entrosamento total.

3.     Mantenha conversas constantes com o novo colaborador

Esse entrosamento só poderá ocorrer com conversas constantes com o novo colaborador.

Para essa tarefa, não faltam recursos no meio digital. Os tradicionais telefonemas podem ser indispensáveis para algumas situações, mas não se restrinja a eles.

Os bate-papos e grupos focais podem ser ferramentas bastante eficientes para manter o contato constante com o novo colaborador.

4.     Esteja aberto para ouvir as necessidades

 Até então, você já deve ter explicado quais são as necessidades da empresa e quais os atributos do novo membro, mas você já parou para ouvir quais são as necessidades do colaborador?

Esse é um ponto super importante da integração. É nesse momento que o colaborador poderá se sentir à vontade para falar sobre as suas limitações, dúvidas, bem como outras informações.

Lembre-se que novatos podem carregar uma bagagem enorme de perguntas, tendo em vista que esse é um ambiente novo para ele.

Por isso, mostre para ele que o RH está aberto para ouvi-lo e direcioná-lo para o caminho certo.

5.     Acompanhe a jornada do novo colaborador

 Após alguns dias, o novo colaborador já deve conhecer ao menos o core da empresa, as suas principais atribuições e por fim, a quem recorrer em caso de dúvidas e demais informações.

Nessa fase, é imprescindível que o RH esteja presente na rotina do recém chegado, a fim de acompanhar a jornada desse novo membro do time.

Essa atividade poderá ser feita com indicadores que proporcionam métricas de acompanhamento.

Esses indicadores conseguem gerar relatórios que em seguida serão utilizados pela equipe de RH para melhorar o engajamento da equipe.

Através do acompanhamento, é possível avaliar as necessidades e desejos dos colaboradores durante a trajetória profissional para melhorar o clima corporativo.

O SAP SuccessFactors na integração digital

Até aqui vimos algumas ações que a equipe de RH pode realizar para ter uma integração mais humanizada. Mas você sabia que até mesmo a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa missão?

Com o SAP SuccessFactors é possível aumentar o tempo de produtividade com processos de integração que melhoram o engajamento.

Nessa realidade, o novo colaborador não é acompanhado somente nos primeiros dias. Com o SAP SuccessFactors o acompanhamento é durante todo o ciclo de vida do colaborador.

Assim, veja algumas das principais vantagens em ter o SuccessFactors no processo de integração digital humanizada:

  • Através dele é possível criar um ambiente de integração de acolhimento e apoio para novas contratações e transferências internas. 
  • Cada novo funcionário tem acesso a um portal personalizado para conectá-lo ao conteúdo e às pessoas certas desde o primeiro dia.
  • Através desta aplicação é possível conectar mentores, especialistas e colaboradores para estabelecer as relações necessárias para os novos funcionários serem bem-sucedidos.
  • Os novos colaboradores podem seguir metas que podem ser definidas para os prazos de 30, 60 e 90 dias.
  • É disponibilizado na plataforma um treinamento personalizado com o SAP SuccessFactors Learning.

Gostou da ideia de ter um SAP para a sua integração? Conte com a consultoria da HRST Brasil para a implementação.

A HRST Brasil é uma empresa parceira SAP GOLD com mais de 15 anos de história, bem como experiência em empresas de diversos portes e segmentos. Entre em contato conosco e faça acontecer a transformação digital do seu RH!

As dicas foram úteis para você? Então, leia mais artigos sobre RH e turbine a sua gestão com as informações relevantes que disponibilizamos no nosso blog!

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