BLOG

Será que é possível minha empresa ter um programa de diversidade e inclusão?

Nos últimos anos muito se tem falado sobre programa de diversidade e inclusão na sociedade.

Essas bandeiras foram levantadas nas mais diversas lutas, seja ela para raça, identidade de gênero, pessoas com deficiência ou orientação sexual.

Em especial no Brasil, um país tão misto, que carrega em seu povo uma diversidade nata, seria totalmente discrepante ter dentro das organizações perfis muito parecidos de colaboradores, certo?

É por isso que precisamos ainda avançar quando o assunto é diversidade dentro das empresas.

A diversidade no quesito recrutamento e seleção é totalmente relevante nos dias atuais e merece uma atenção especial do setor de recursos humanos.

Prezar pela inclusão das mais diversas tribos que compõem a sociedade é fundamental para o desenvolvimento da cultura e representatividade.

Nesse sentido, é importante salientar que engajar esses diferentes públicos não é uma questão de caridade, esse é um pilar importante para a continuidade do negócio.

Por isso, os programas de diversidade e inclusão (D&I) têm sido pauta de assunto para muitas organizações.

Mas não restringindo a divulgar nas redes sociais postagens sobre o orgulho LGBTQ+, Dia da Mulher, Consciência Negra e afins.

O programa de diversidade e inclusão deve abranger de forma real essas pessoas. Nesse contexto, a seleção e recrutamento deve se organizar para abraçar esse público e levá-los a tão sonhada contratação.

Ter um programa de diversidade e inclusão na sua empresa é possível sim e nós vamos te ajudar nessa tarefa!

Leia o artigo e saiba como ter um programa D&I efetivo.

Os colaboradores de uma empresa representam uma fatia da sociedade

O primeiro passo para conseguir desenvolver um programa D&I é ter a mentalidade de que a diversidade dentro de uma empresa é um reflexo da diversidade da sociedade.

Por muitos anos as pessoas que sempre foram tarjadas diferentes das demais, seja por sua cultura, orientação sexual, sexo, raça ou deficiência, tiveram que lidar com uma sociedade preconceituosa, que não aceitavam as suas diferenças.

Nos últimos anos, a mentalidade da sociedade teve uma tendência a se abrir para compreender e incluir essas pessoas.

Ainda não chegamos à meta máxima, tendo em vista os constantes ataques e episódios de racismo, homofobia e machismo.

Entretanto, você como parte dos recursos humanos de uma empresa pode ser um colaborador para dar um passo a mais nessa luta.

Nesse contexto, muitas características podem ser abordadas quando falamos em diversidade. Em um rápido insight, é possível pensar que as pessoas têm as mais diversas características biológicas, sociais, culturais, hábitos alimentares e por aí vai.

Por isso, durante a seleção e recrutamento, é de suma importância conhecer esses perfis para montar um quadro de funcionários que seja realmente misto e represente a sociedade em que vivemos.

Programas de diversidade nas empresas são negócios

É isso mesmo que você leu. Você sabia que D&I também faz parte da estratégia de negócios?

Ao trabalhar com a diversidade e inclusão no âmbito do quadro de funcionários, você também está abrindo portas.

Isso porque o mercado de consumidores consegue enxergar as suas políticas sociais dentro da empresa.

Ou seja, além de transformar um ambiente de trabalho mais diverso, com representatividade e harmonia, a diversidade e inclusão também podem gerar lucros.

A D&I apresenta resultados positivos para as empresas e já existem pesquisas que comprovam isso.

Veja os resultados do estudo realizado pela empresa de análise e pesquisa DDI, e a Ernst & Young (EY):

  • Nas empresas em que as mulheres ocupam ao menos 30% das funções de liderança, ela tem 1,4 vezes mais chances de ter um crescimento sustentado e lucrativo;
  • Nessas mesmas empresas, existe 1,7 vezes a mais de chances de ter maior força de liderança.

Os primeiros passos na implementação do D&I

Começar um programa de diversidade e inclusão não é uma tarefa do dia para a noite.

Toda a estruturação depende de investimento em tempo de estudo de toda a equipe que participa dessa empreitada.

Isso porque o processo está muito suscetível a adversidades, mas nada que um bom trabalho em equipe e apoio não possam superar.

Para compreender melhor esse mundo que pode ser novo para a sua empresa, procure por cases de diversidade e inclusão.

Por exemplo, a grande IBM possibilita que pessoas de outras organizações visitem a empresa para explicar como funciona o seu reconhecido programa de diversidade e inclusão.

Dessa forma, busque dentro das suas possibilidades experienciar essas iniciativas para conseguir absorver o melhor para trazer para a sua empresa.

Além disso, é preciso entender que o programa de diversidade e inclusão que será desenvolvido na sua empresa tem um papel de suma importância para a sociedade.

Por isso, não se deve restringir somente a contratação. As pessoas que saem da sua empresa também precisam ser educadas sobre os pilares da diversidade e inclusão.

Não se esqueça: nenhuma mudança interna é impossível.

Você só precisa ter orientações de como fazer e ter as pessoas certas para construir o programa. Tudo é uma questão de um passo de cada vez.

Dicas para ter um programa de D & I?

Separamos aqui algumas dicas para você e a sua equipe começarem a se organizar para montar um programa de diversidade e inclusão de forma mais assertiva.

Trace metas nos seus processos seletivos

Realize uma análise sobre o perfil das pessoas que trabalham na sua empresa, e para as contratações futuras, foque em criar metas para transformar o seu quadro mais diverso.

Por exemplo, você pode ter como objetivo na fase de recrutamento aumentar o número de candidatos negros em 10%.

Seja claro na divulgação da vaga

Ao divulgar uma vaga, tenha cuidado para não se expressar restringindo a vaga a apenas um grupo seleto de pessoas.

Fique atento em utilizar uma linguagem clara e inclusiva, para envolver todas as gamas de candidatos.

Foque no processo seletivo humanizado

Existe uma modalidade de recrutamento na qual o processo é feito às cegas.

Nesse modelo, dados como nome, gênero, estado civil, número de filhos, instituição de ensino e outros dados são omitidos.

Dessa forma, o que conta para que o candidato avance no processo seletivo é a sua experiência e características relacionadas ao seu comportamento.

Como as características físicas e sociais dessas pessoas não são levadas em consideração, a seleção deixa de ter um caráter tendencioso.

Treine a sua equipe atual para entender melhor sobre diversidade e inclusão

De nada adianta recrutar perfis diversos e na hora de trabalhar a equipe não saber lidar com essas pessoas.

Por isso, é de suma importância que o time receba um treino para ser mais receptivo a nova pluralidade

Não se esqueça que a diversidade na empresa deve ser construída desde o processo de recrutamento e seleção até o funcionamento no dia a dia.

O SAP SuccessFactors na diversidade e inclusão

Como já citamos anteriormente, montar um programa de diversidade e inclusão demanda bastante estudo, força de vontade e dedicação. Mas você sabia que com a ajuda da tecnologia esse processo pode ser mais fácil?

O SAP SuccessFactors é uma grande aliada para ajudar a sua equipe a implementar a D&I na sua empresa.

Sabe porquê? Essa plataforma oferece treinamentos, recrutamentos e integração mais humanizada.

Dessa forma, é possível melhorar o engajamento da sua equipe e gerar um ambiente de trabalho mais harmonioso e bem instruído.

O novo colaborador tem o seu ciclo de trabalho completamente acompanhado pelo SAP SuccessFactors. Assim, é possível criar um ambiente de integração de acolhimento e apoio para novas contratações e transferências internas. 

Gostou da ideia de ter um SAP para a sua integração? Conte com a consultoria da HRST Brasil para a implementação.

A HRST Brasil é uma empresa parceira SAP GOLD com mais de 15 anos de história e experiência em empresas de diversos portes, bem como segmentos. Entre em contato conosco e assim, faça acontecer a transformação digital do seu RH!

As dicas foram úteis para você? Então, leia mais artigos sobre RH e turbine a sua gestão com as informações relevantes que disponibilizamos no nosso blog!

Categorias

Categorias

Recentes

Tendências para RH em 2022
Artigos RH

Tendências para RH em 2022

Vivemos em uma Era em que o RH precisa ir além das tradicionais metodologias que conciliam os interesses dos funcionários e da organização. Sem dúvidas,

Leia mais »