BLOG

Por que ter um software de gestão de RH?

Você acompanha as novidades no mundo da tecnologia? Se não, esse pode ser o momento de repensar sua imersão na modernidade.

Caso a resposta seja positiva, você pode estar acompanhando o quanto a transformação digital vem implementando tendências.

Uma delas, é o uso de softwares para aumentar a produtividade de atividades gerenciais e otimizar os processos empresariais. Muitos setores estão aderindo a essa tendência, sobretudo, na área de Recursos Humanos e ao adotar softwares de gestão, os processos ficam mais simples

Um dos benefícios principais da modernidade, são os softwares em nuvem que entregam mais mobilidade e rapidez às atividades, pois por muito tempo, os RHs desenvolviam suas tarefas de maneira manual e muito burocrática, o que demandava muito mais tempo, gerava um volume imenso de dados, que muitas vezes não eram suportados por planilhas e outros métodos não automatizados.

Hoje, o papel desempenhado pelo RH nas empresas, vai muito além de apenas se responsabilizar por atividades operacionais de contratações, desligamentos e gestão de benefícios.

Os profissionais dessa área estão desenvolvendo um papel estratégico, visto como fundamental para o desenvolvimento das organizações.

Assim, o setor melhora o desempenho com tecnologia de ponta, consegue dados diariamente para análise e tomada de decisões mais assertivas, além de deixar  de lado as rotinas burocráticas para definir rumos de crescimento dos colaboradores da empresa.

Ferramenta SAP SuccessFactors como software de gestão de RH

A principal ferramenta do mercado que proporciona todos esses benefícios com o foco na área estratégica de RH é o SAP SuccessFactors.

O SAP SuccessFactors proporciona soluções para aumentar a produtividade do RH, melhorar o conhecimento sobre os colaboradores e, através das informações obtidas, ter ações que aumentam o engajamento no dia a dia do trabalho.

Mas, existem ainda outros motivos para a implementação de um software de gestão de RH. Para que você entenda a importância do uso dessa tecnologia, veja os tópicos que separamos para você:

  • Objetivos de um software de gestão de RH
  • Vantagens de utilizar o SAP SuccessFactors
  • Como implementar um software de gestão de RH na minha empresa

Objetivos de um software de gestão de RH

O posicionamento dos candidatos às vagas de emprego tem mudado e as expectativas hoje vão muito além de apenas um bom salário e benefício.

Os colaboradores têm priorizado vagas em empresas que tenha uma cultura de diversidade e inclusão, flexibilidade nos horários de trabalho, senso de pertencimento, possibilidade de desenvolver múltiplas carreiras etc.

Esses anseios podem variar de acordo com cada perfil ou geração a qual o funcionário pertence, mas o fato é que ignorar essas necessidades significa a perda de talentos.

Por isso, é essencial a utilização de uma ferramenta que tenha o objetivo de mudar a forma de integração entre gestores e colaboradores, que garanta informações que servirão como base para gerar engajamento e decisões bem pensadas na retenção e manutenção desses talentos.

Esses são os objetivos de um software de gestão de RH, para realizar uma boa gestão, garantir que os funcionários estejam adequados em suas tarefas e proporcionar um ambiente em que suas necessidades sejam atendidas.

Vantagens de utilizar o SAP SuccessFactors

Entre as inúmeras vantagens de fazer a gestão do RH com o SAP SuccessFactors, listamos aqui as 6 principais para que você entenda os benefícios.

Acompanhe a leitura!

1. Integração de dados através do software de gestão de RH

O comum das organizações é que exista um acúmulo de dados armazenados. Apesar de serem úteis para utilização no cotidiano do RH, o aproveitamento dessas informações pode virar uma tarefa difícil.

Isso ocorre devido a falta de integração dos dados, entre diferentes departamentos, com sistemas distintos que dificultam analisar os setores conjuntamente.

Com o SAP SuccessFactors o RH consegue integrar todas as informações da empresa, podendo selecionar apenas os dados úteis para uma finalidade como recrutamento, treinamento, desligamento, entre outras.

O uso da integração de dados também promove uma visibilidade clara do comportamento, desempenho e possíveis problemas entre a equipe, através de uma ferramenta simples que facilita o acesso a tudo isso em tempo real.

2. Redução de custos

As facilidades de um software para gestão no RH impactam não só na otimização das tarefas diárias, mas também nos custos que elas geram para empresa, quando feitas sem o auxílio dessa ferramenta.

As vantagens começam já na etapa de recrutamento, em que o software disponibiliza um banco inteligente de currículos, criação de programas de entrevistas e registra o desempenho dos candidatos ao longo do processo.

Essas funcionalidades reduzem custos e tempo durante o processo de recrutamento.

Vale ressaltar, que a utilização dessa tecnologia facilita a comunicação entre os colaboradores, com meios mais baratos como plataformas virtuais e videoconferências, além da redução de uso de materiais de escritório, como por exemplo papel.

3. Planejamento de trabalho

O RH atual tem o desafio de engajar o trabalho diário da equipe, mas além disso, planejar quais serão as etapas para o futuro.

E com as mudanças aceleradas que têm ocorrido, as projeções ficam ainda mais complexas.

Entender o comportamento dos consumidores e qual a postura que deve ser adotada pelos colaboradores nesse cenário, não é algo fácil.

Assim, o software para gestão de RH consegue facilitar essa projeção, identificando lacunas de competência que, sendo solucionadas, refletem em excelentes estratégias para o negócio.

O planejamento com dados sólidos e facilmente disponibilizados, favorece na preparação dos possíveis cenários futuros, com o planejamento de trabalho preparado para qualquer decisão.

4. Atração e retenção de talentos

A atração e retenção de talentos é um dos maiores desafios do RH, de acordo com a C-Suite Challenge.

Isso porque, além da tarefa árdua de encontrar candidatos qualificados e que se adequem a política da empresa, outros recrutadores estão buscando os melhores profissionais.

Nesse contexto, vivemos em um momento em que a geração atual busca não só por salários e benefícios atrativos, mas uma empresa que atenda suas expectativas sobre qualidade de vida, flexibilidade e outras questões.

Dessa forma, o RH precisa ter um recrutamento que leve em conta o perfil do candidato para a função, tendo como foco o alcance com a melhor mensagem para atraí-lo.

Também é fundamental o uso de processos efetivos que avalie cada pessoa proporcionando uma boa experiência, que engaje para a contratação e que desperte o desejo de melhor desempenho dentro da empresa.

Nesse desafio, o SAP SuccessFactors possui os recursos necessários, permitindo a publicação de cargos disponíveis para mais de 4000 fontes no mundo.

Mesmo se o contato for mais difícil, a probabilidade de alcance e assertividade no talento certo será maior.

5. Melhores resultados no desempenho dos colaboradores

Ao avaliar o desempenho da equipe, questões como qual é o perfil ideal de colaborador ou qual a melhor maneira de alcançar resultados excelentes na função, precisam estar bem esclarecidas.

Afinal, para uma avaliação de desempenho justa, isso precisa estar esclarecido entre a equipe. Sem falar que, um feedback claro proporciona melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal.

Para isso, o software para gestão de RH possui recursos que melhoram a transparência da gestão. Permitindo assim, que os colaboradores tenham total consciência do seu papel na empresa e dos resultados esperados.

Dessa maneira, aperfeiçoar diariamente fica muito mais fácil. Essa transparência ainda proporciona um ambiente marcado por meritocracia, tornando o trabalho mais motivador.

6. Armazenamento de dados com segurança

O armazenamento de dados de maneira digital facilita o acesso quando preciso. Contudo, exige estratégias de segurança.

Principalmente em um momento em que a vulnerabilidade de dados está sendo tão discutida na sociedade, sobretudo, dos dados pessoais com o vigor da Lei nº 13.709, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) .

Certamente, essa precisa ser uma preocupação constante dos gestores de RH, tanto para proteger a empresa de processos judiciais como para a proteção de dados sigilosos da própria corporação.

Com essa finalidade, o software proporciona maior segurança mantendo os dados em nuvem, protegendo essas informações por criptografia e senhas de acesso de acordo com hierarquias estabelecidas pelos gestores.

Esse é um recurso altamente seguro, que garante sigilo de dados bem como prevenção de problemas futuros.

Como implementar um software de gestão de RH na minha empresa

Através deste artigo, vimos como uma empresa consegue criar um plano de sucessão estratégica para a equipe, como processos manuais podem ser substituídos e como os gestores de RH podem desenvolver estratégias mais efetivas com a ajuda de um software para gestão.

Essas são algumas das vantagens da utilização do SAP SuccessFactors, que pode contribuir ainda mais no desenvolvimento das demandas do RH, agregando melhorias personalizadas.

Para uma implementação eficiente, é importante contar com uma consultoria que possua a experiência necessária para entender seus processos e que possa atender de forma completa as necessidades de sua empresa.

Conheça a HRST Brasil,  parceira SAP GOLD com mais de 15 anos de história e experiência em empresas de diversos portes e segmentos. Conte conosco pra fazer acontecer a transformação digital do seu RH!

Categorias

Categorias

Recentes